A população mais isolada de Mirandela vai ter acesso aos serviços públicos sem necessidade de deslocações num Balcão Móvel que começou a percorrer, esta segunda-feira, o concelho do distrito de Bragança.
A viatura elétrica está, como informou hoje a Câmara Municipal, “devidamente equipada com material informático e acesso à Internet”, permitindo o acesso a “cerca de 240 os serviços de 18 entidades da Administração Central”.
O atendimento será feito “por técnicos especializados” e inclui serviços como a revalidação da carta de condução, alteração da morada no Cartão de Cidadão, assuntos relacionados com a Caixa Geral de Aposentações, Autoridade Tributária, Segurança Social, Centro de Emprego, Serviço de Estrangeiro e Fronteiras (SEF).
O Balcão Móvel permite também tratar de assuntos municipais como licenças de obras particulares, comunicações de anomalias nas redes de águas, alteração dos dados do contrato de água, apoio a estratos sociais desfavorecidos, licenças para ocupação da via pública.
Este serviço móvel está a ser adotado em vários concelhos desta região numa parceria entre a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes e a Agência para a Modernização Administrativa.
Nove balcões móveis vão percorrer os nove concelhos de Trás-os-Montes. Projeto inovador já está no terreno e quer chegar a 547 localidades com mais de 63 mil residentes.
Os nove municípios do território da CIM transmontana, e que vão beneficiar do novo serviço, são Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Vimioso, Alfândega da Fé, Mirandela, Vinhais, Mogadouro e Vila Flor.