As populações do meio rural do território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes vão deixar de ter de se deslocar às sedes dos concelhos para acesso a serviços públicos que passam a ser garantidos por “Balcões Móveis”.
O projeto, apresentado hoje em Bragança, “pretende levar os serviços públicos mais próximos dos cidadãos” com nove carrinhas, tantas como os concelhos da CIM, que permitem “renovar o cartão de cidadão, solicitar uma licença municipal ou pagar a água à porta de casa”, como divulgou a Comunidade Intermunicipal.
“Trata-se de um projeto que pretende levar os serviços públicos mais perto das populações dos nove concelhos que integram a CIM das Terras de Trás-os-Montes”, segundo o organismo presidido por Artur Nunes, que assenta num “modelo descentralizado de prestação de serviços, com características do Balcão do Cidadão”.
As nove carrinhas comerciais adaptadas a Balcões Móveis “estão devidamente equipadas com material informático e acesso à internet” e disponibilizam “serviços itinerantes para a promoção de uma administração em rede, garantindo o acesso a serviços públicos da Administração Local e Central”.
Tal, segundo ainda a CIM, “vai dar às pessoas do território a possibilidade de tratarem de assuntos relacionados com a atividade municipal e administração central sem necessidade de se deslocarem às sedes de concelho”.
Um projeto que assume especial importância num território caracterizado por uma população envelhecida e consequentemente com dificuldades de mobilidade”, sustenta.
Este serviço “está também adaptado ao para cidadãos com incapacidade ou mobilidade reduzida”.
O projeto é apresentado como “inovador, não só pelo cariz social e de serviço público que lhe está inerente, mas também pelo facto de se afirmar como um projeto amigo do ambiente”.
As viaturas “são 100% elétricas e, portanto 0% poluentes”.
Os “Balcões Móveis” resultam de uma parceria materializada num protocolo entre a CIM Terras de Trás-os-Montes e a Agência para a Modernização (AMA), de modo a permitir a disponibilização serviços da Administração Central.
Os nove municípios do território desta CIM, e que vão beneficiar do novo serviço, são Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Vimioso, Alfândega da Fé, Mirandela, Vinhais, Mogadouro e Vila Flor.