O Governador de Bangkok, Sukhumbhand Paribatra, visitou na passada quinta-feira a vila de Sabrosa, naquela que foi a primeira presença institucional da Tailândia na região duriense. Esta personalidade integrava uma comitiva composta por nove pessoas, da qual fazia parte o Embaixador em Portugal do país asiático, Senhor Krairawee Sirikul.

A visita resultou numa divulgação e promoção dos vinhos do Douro e Porto e perspetivou futuros desenvolvimentos de outros contatos que podem significar a chave mestra do abrir de portas dum importante mercado asiático, configurado em cerca de 70 milhões de pessoas e cujo interesse pelo vinho está na moda. O Embaixador da Tailândia garantiu que uma das suas próximas ações passará por organizar uma visita ao Douro de vários importadores tailandeses.

O grupo foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr. José Marques que acompanhou as individualidades num périplo pela região, quinta tradicional e Museu do Douro.

“O senhor Governador de Bangkok veio a Sabrosa e à região essencialmente pelo seu interesse em conhecer os nossos vinhos, sobre os quais se revelou um excelente apreciador e “expert”, uma sensibilidade extensiva a toda a comitiva. Tivemos também a honra e alegria de ter connosco o senhor Embaixador da Tailândia em Lisboa. Todos eles reconheceram a qualidade dos vinhos do Porto e do Douro (neste caso provaram excelentes vinhos de Sabrosa) e mostraram interesse em novas visitas à região sendo que agora, vamos passar aos nossos empresários toda esta informação”.

O sucesso deste primeiro encontro levou o Presidente da Câmara Municipal a confiar “que para o futuro poderão ser projetadas missões comerciais à Tailândia e fomentar o incremento das relações entre os dois países em que o Douro poderá ser um elo de ligação privilegiado”.

Um outro interesse manifestado pelo senhor Governador de Bangkok incidiu na figura de Fernão de Magalhães. O diplomata assegurou que tenciona colocar um historiador a aprofundar a presença do navegador nos mares da Ásia para criar sustentabilidade histórica que permita incluir Bangkok na Rede Mundial das Cidades Magalhânicas. Esta cidade é um dos principais destinos turísticos do mundo, recebendo, por ano, cerca de 26 milhões de turistas.



PARTILHAR:

Graça Morais e João Jacinto em exposição no CACGM

Quase trinta mil visitantes em Macedo