O bar Quilate 24, em Vila Real, «não incomoda os vizinhos?. Garantia do director-geral do Grupo Andrómeda. Promete avançar para os tribunais caso a Câmara lhe reduza o horário de encerramento para as 24 horas.
A polémica acendeu-se no passado dia 30 de Abril. Apresentando-se como porta-voz de cerca de uma centena de moradores de um prédio na Quinta do Seixo, em Vila Real, Patrick Carneiro foi à reunião da Assembleia Municipal queixar-se do \"excesso de barulho interno\" gerado pela música do bar Quilate 24, situado na base do edifício.
O presidente da autarquia, Manuel Martins, que já registara antes a mesma queixa, respondeu naquela reunião que já tinha despachado, \"no final do mês de Janeiro\", no sentido de que o estabelecimento encerrasse \"à meia-noite\".
Só que até ao dia de ontem, Alberto Cabral, director-geral do Grupo Andrómeda, que gere aquela bar, não tinha recebido qualquer indicação nesse sentido. E mesmo que a venha a receber, promete não ficar de braços cruzados, já que diz estar consciente que o bar \"cumpre todas as leis em vigor\" para este tipo de estabelecimentos de diversão nocturna.
Alberto Cabral explicou que o Quilate 24, que \"encerra sempre às duas horas da madrugada\", tem um sistema de corte de som que funciona a partir do momento em que é ultrapassado o nível permitido por lei.
Para além disso, toda a estrutura, nomeadamente as colunas de suporte do edifício, foi isolada com materiais que impedem a propagação do som.
Por outro lado, \"o bar não é uma discoteca e como tal nunca põe a música de ambiente alta\". Mais: \"Fui à PSP e não há registo de qualquer queixa formal por parte dos moradores. Só duas feitas por telefone pelo senhor Patrick\", acrescentou Alberto Cabral.
Sublinhando que não incomoda ninguém, promete \"avançar com uma acção em tribunal\", caso seja obrigado a encerrar à meia-noite. A não ser que alguém lhe prove que está a violar a legislação em vigor.
Sílvia Ferreira, moradora no terceiro andar do prédio, garantiu ontem ao JN que \"não se ouve barulho nenhum\". \"Nem sabia que aqui havia um bar\", sublinhou, estranhando a polémica instalada.