Em dois meses, a principal reserva de água da cidade de Bragança, concentrada no sistema de abastecimento do Alto Sabor, já foi vandalizada três vezes.
A Câmara Municipal ainda não conseguiu apurar quem são os responsáveis pelos actos de vandalismo, mas o caso já está nas mãos da Guarda Nacional Republicana (GNR), adiantou ao JN o vice-presidente do município, Rui Caseiro.
A autarquia considera aquela reserva de água estratégica, para garantir o abastecimento público em quantidade e qualidade até Novembro, se não chover, mas os actos de vandalismo poderão ser uma ameaça a esse sistema.
O abastecimento de água à cidade de Bragança é feito a partir do sistema designado de Alto Sabor (Barragem da Serra Serrada), no Parque Natural de Montesinho, e complementado pelas captações do Rio Sabor, Rio Baceiro e de Cova de Lua.
\\"Durante o ano, a gestão dos recursos hídricos, é feita pelos serviços com muito rigor, de forma a prolongar as reservas da Barragem da Serra Serrada para os meses de Verão e Outono\\", explicou Rui Caseiro, vice-presidente da Câmara.
Apesar de este ano ter chovido pouco, os responsáveis pelo Executivo acreditam que as reservas de água garantem o abastecimento sem problemas até ao final de Novembro. Rui Caseiro diz que \\"esperam que não existam actos de sabotagem do sistema do Alto sabor, como já aconteceu este ano, três vezes desde o mês de Junho, não se conhecendo a autoria, apesar de ter sido feita participação à Guarda Nacional Republicana, a quem compete zelar pela segurança e impedir actos de vandalismo que a todos possam prejudicar\\", referiu.
Os vários actos de vandalismo já levaram a Câmara a fazer um apelo público aos brigantinos, para procederem a uma boa gestão da