O trânsito no IP4 esteve ontem interrompido entre os nós de Quintela de Lampaças (Bragança) e Azibo (Macedo de Cavaleiros) devido a um incêndio num camião que transportava fardos de palha.
O alerta foi dado às 11h45, quando o condutor de um pesado de mercadorias, que seguia no sentido Bragança-Macedo de Cavaleiros, se apercebeu do fumo que saía do compartimento de carga. O automobilista encostou o veículo imediatamente e só teve tempo de sair da cabina, já que as chamas consumiram toda a carga e o chassis do camião.
Segundo fonte dos bombeiros, a origem do incêndio pode estar relacionada com uma faúlha resultante de uma queimada feita num terreno agrícola à face da estrada.
As chamas foram combatidas por 15 bombeiros das corporações de Bragança, apoiados por três viaturas, entre as quais uma retro-escavadora usada para remover a carga.
O incêndio foi extinto em cinco minutos, mas a via esteve cortada durante cerca de uma hora e meia, dado que foi necessário remover toda a palha da faixa de rodagem. Além disso, a alta temperatura registada na viatura obrigou a uma demorada operação de rescaldo.
Na altura do incêndio o veículo, com capacidade para 3.500 quilos de carga, traportava algumas dezenas de fardos de palha.
O condutor não sofreu danos físicos, mas ficou em estado de choque, segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, José Fernandes
Para interromper o trânsito a Brigada de Trânsito da GNR de Bragança colocou no terreno três viaturas e seis militares.
As chamas deixaram o veículo de carga totalmente inutilizado.