No próximo sábado, 11 de fevereiro, a aldeia de Bemposta, no concelho de Mogadouro, vai ser o palco de um dos maiores festivais de máscaras da Península Ibérica.

A posição geográfica raiana proporciona ao concelho de Mogadouro uma grande relação de proximidade com os povos do outro lado da fronteira, sendo muito comuns os momentos culturais partilhados entre Espanha e Portugal.

O Encontro de Rituais Ancestrais é um evento eminentemente rural e cultural, revelador das marcas que a história e a tradição deixaram na nossa terra, perdurando através do tempo e multiplicando-se em muitos espaços diferentes.

Nesta 3.ª edição estarão presentes cerca de 50 grupos, vindos de Portugal, Espanha e Itália.

A diversidade de latitudes, de máscaras, de línguas e de culturas presentes neste evento é reveladora do seu potencial mobilizador.

Desde as arribas do Douro às ilhas do Mediterrâneo, passando pelas planícies castelhanas até às serras do Centro de Portugal, o desfile do III Encontro de Rituais Ancestrais será uma mostra viva das diferentes expressões da ancestralidade em cada uma das localidades com presença no evento.

Além do desfile, a programação inclui uma série de atividades complementares, todas elas relacionadas com a tradição do concelho de Mogadouro, seja ao nível do comércio, da gastronomia, da música ou da arte.

Ao início da tarde abrirá o Mercado de Rua de Produtos Tradicionais, para comercialização dos produtos mais característicos como o fumeiro, o azeite, ou o queijo. Haverá também espaço para uma exposição de máscaras artesanais, um jantar comunitário e, ao início da noite, um concerto com o grupo de música etnográfica mirandesa Galandum Galundaina. Os gaiteiros do concelho de Mogadouro estarão presentes em todos os momentos.

O Encontro de Rituais Ancestrais é promovido pela Associação local Maschocalheiro, integrada por cidadãos da freguesia que se dedicam a preservar e a promover as tradições desta aldeia ribeirinha do rio Douro.

São coorganizadores do evento o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, a Junta de Freguesia de Bemposta e o Município de Mogadouro, sendo esta última entidade a responsável por grande parte da logística associada a esta grande festa da ancestralidade.

Estarão presentes entidades representativas do tecido político e cultural e associativo dos dois lados da fronteira.

Este evento, além de promover o património cultural do concelho, serve ainda para mobilizar a economia, o comércio e o turismo.




PARTILHAR:

UTAD abre espaço para todas as religiões no campus em Vila Real

O vinho atraiu-os ao Douro e em 5 anos investiram 40ME e criaram 36 empregos