Presépios, iluminação e animação de rua, um concurso de montras e a atuação de Quim Barreiros na Passagem de Ano são iniciativas do programa “Bila Natal” que arranca no domingo, em Vila Real, anunciou hoje a autarquia.
A Câmara de Vila Real disse, em comunicado, que a inauguração da iluminação natalícia instalada nas principais artérias, no domingo, marca o início do programa “Bila Natal 2021” que quer animar o centro da cidade nesta quadra e dinamizar o comércio local.
A 01 de dezembro é inaugurada a mostra de presépios criados pelas 20 juntas de freguesia do concelho, bem como de outras instituições da cidade que nos últimos anos se têm juntado à iniciativa.
O programa inclui ainda animação de rua, o mercado de Natal, a mostra de Natal das freguesias e a atuação, na avenida Carvalho Araújo, de coros de alunos do Conservatório Regional de Música de Vila Real.
O município disse ainda que, “com vista a dinamizar e revitalizar o comércio na cidade”, vai promover mais uma edição do concurso de montras de Natal, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Vila Real, que apoia na divulgação.
Esta iniciativa, explicou, é dirigida a todos os comerciantes da cidade, com estabelecimentos comerciais abertos ao público, com atividade em funcionamento e montras visíveis.
A candidatura deve ser formalizada até ao dia 10 de dezembro, com identificação da montra a concurso já devidamente decorada.
As montras vencedoras serão escolhidas pelo público através de votação ‘online’ no Facebook do município, que decorrerá de 15 de dezembro a 07 de janeiro.
A câmara referiu que serão atribuídos prémios correspondentes ao primeiro, segundo e terceiro classificados, no valor de 1.500, 1.000 e 500 euros, respetivamente.
O município referiu ainda que vai voltar a promover a festa de passagem de ano, na praça do município e ao ar livre, com direito a madeiro de Ano Novo, fogo e artifício e um espetáculo musical, com atuação de Quim Barreiros.
O programa da “Bila Natal” inclui anda um festival aquático, uma parada do pai Natal, a corrida de São Silvestre e termina a 15 de janeiro com o Encontro de Cantadores de Janeiras.