Bispo de Bragança-Miranda e bispo de Vila Real apelam para que se cumpra o recomendado pelas autoridades. 

Alguns bispos católicos publicaram hoje mensagens aos fiéis das suas dioceses, apelando ao cumprimento das indicações dadas pelas autoridades, tendo em conta a pandemia de Covid-19.

O bispo de Vila Real, por seu turno, numa nota à diocese, alerta que, face à “evolução da crise pandémica que tem alterado de forma radical a vida das pessoas, das famílias e do mundo em geral”, é necessário “adaptar a vida pastoral a circunstâncias nunca antes vividas”.

António Augusto Azevedo aproveita a sua mensagem para pedir o respeito das “indicações das autoridades”, bem como “muita prudência, paciência e um grande espírito de união nas famílias e nas comunidades”.

A presença nos funerais devem restringir-se à família próxima, aconselhada a respeitar o distanciamento social. Os velórios devem ser evitados ou mais breves, com a urna fechada e salvaguardando as normas de segurança. A oração exequial, mais simplificada e curta (sem eucaristia, comunhão ou gesto da paz) fica reservada a um número muito restrito de pessoas da família”, escreve o prelado.

Por seu turno, o bispo de Bragança-Miranda, José Cordeiro, assegura que “partilha a preocupação comum” perante a pandemia de Covid-19, sublinhando que “as determinações e decisões tomadas pelas autoridades sanitárias e civis reforçam o combate nesta grande luta pela defesa e promoção do singular dom da vida”.

D. José Cordeiro relembra “De repente, tudo mudou! Não temos memória de nada assim! A pandemia do Covid 19 está a mudar tudo rapidamente e até a pôr tudo em causa. Mudam-se as rotinas, mudam-se as vontades, muda-se o estilo e a regra de vida. Afinal acontece a conversão humana, que é feita de mudança, e que por esta oportunidade repentina se acerte a autêntica conversão do coração”.



PARTILHAR:

Presidente da Câmara de Chaves pede a emigrantes que façam “quarentena”

Carro Patrulha percorre as ruas da cidade de megafone