A autarquia flaviense irá abrir uma bolsa para jovens entre os 14 e os 30 anos que visa promover e estimular a prática de voluntariado como meio de aquisição de competências.
A Câmara Municipal de Chaves (CMC) vai lançar uma bolsa de voluntários, no âmbito de uma candidatura ao programa “Agora Nós” do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
“Esta é uma iniciativa que visa promover a prática do voluntariado jovem, facilitando-o a quem o quer praticar e a quem dele depende para colocar projetos no terreno ou eventualmente dinamizar projetos já implementados”, referiu, hoje, o município, em comunicado.
O programa “Agora Nós” abrange áreas de intervenção como ambiente, saúde, cultura, desporto e atividades de solidariedade social.
Através desta bolsa de voluntários, a autarquia pretende centralizar a oferta para mais facilmente coordenar os projetos de voluntariado que pretende desenvolver. Refira-se que todos os candidatos receberão formação na área, ministrada pelo IPDJ, de forma a certificar competências.
De âmbito local, as atividades de voluntariado poderão ser de curta duração, isto é inferiores a quinze dias seguidos, ou de longa duração, que incluiu ações superiores a quinze dias.
Os jovens voluntários terão direito a um seguro que cubra acidentes pessoais e responsabilidade civil decorrente da atividade de voluntariado. Terão, também, direito ao reembolso de despesas devidamente justificadas como, por exemplo, alimentação e transporte e, ainda, a um cartão de voluntário e respetivo certificado.
Os interessados poderão inscrever-se na Divisão de Recursos Humanos e Ação Social na Rua 1.º de Dezembro, Edifício dos Antigos Magistrados. Poderão, igualmente, informar-se através do telefone 276 340 500 (extensão 590).