Os bombeiros voluntários de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, vão receber um apoio anual municipal de 200 mil euros para a corporação suportar custos, nomeadamente relacionados com a pandemia covid-19, divulgou hoje a autarquia.

A Câmara Municipal assinou um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários que garante à corporação uma comparticipação municipal anual de 200 mil euros, durante dois anos, concretamente em 2021 e 2022.

O autarca, Benjamim Rodrigues, justificou que o montante tem em conta o “significativo aumento dos custos que os bombeiros têm de suportar, desde logo, com a aquisição de equipamento de proteção e desinfeção por causa da pandemia de covid-19.

A autarquia teve ainda em conta “uma significativa redução das receitas provenientes do Transporte Não Urgente de Doentes”, também consequência das restrições e condicionantes geradas pela pandemia.

Os voluntários comemoram 98 anos e o presidente da Câmara destaca que a corporação “tem desempenhado um trabalho exemplar no auxílio e socorro não só à população de Macedo de Cavaleiros, mas também a toda a região do Nordeste Transmontano”.

Os 200 mil euros anuais disponibilizados pela autarquia servirão “para assegurar as remunerações dos funcionários da Sala de Operações e Comunicações e para o apoio e socorro nas praias da Albufeira do Azibo”, uma das zonas de veraneio mais procuradas da região.

A verba destina-se ainda ao serviço que os bombeiros prestam na manutenção do apoio ao Heliporto Municipal, a base do helicóptero do INEM que serve a população do distrito de Bragança.

O financiamento visa também compensar os bombeiros pela função que têm na limpeza de vias rodoviárias municipais e o espalhamento de sal, quando neva ou há formação de gelo durante o inverno.

“Os apoios são sobretudo um sinal do reconhecimento da autarquia à nobre missão dos nossos bombeiros”, segundo o autarca.

HFI // ACG Lusa



PARTILHAR:

Economia com pequenas empresas e serviços ajuda a manter emprego em Vila Real

Número de mortes subiu para seis em lar da Misericórdia de Mogadouro