Os Bombeiros Voluntários de Peso da Régua e a CP assinaram um protocolo de colaboração com vista à utilização de meios de prevenção contra fogos na campanha de Verão dos comboios históricos a vapor na linha do Douro.

Assim, em cada viagem feita no troço Régua-Pinhão-Tua, circulará, além da composição, uma \"dresine\" com dois bombeiros e um depósito de água de mil litros. Esta máquina vai na retaguarda do comboio a vapor.

\"A nossa presença nestas viagens faz com que qualquer foco de incêndio que surja motivado pelas faúlhas da máquina seja logo combatido\", explicou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua, Manuel Gouveia.

Segundo este responsável, \"estas situações têm acontecido, mas são logo controladas\" .

O acordo prolonga-se até ao final do programa dos comboios a vapor, que decorre até meados de Outubro.

Refira-se que a campanha das viagens em comboios históricos a vapor na linhas do Douro decorre entre Maio e Outubro deste ano.

O troço utilizado é compreendido entre a estação da Régua e o Tua, numa distância de cerca de 36 quilómetros de ferrovia.

O material circulante histórico disponibilizado pela CP comporta as locomotivas a vapor, Henschel 0187 e 0186, construídas em 1923, uma máquina de tracção diesel (\"1424\"), construída em 1967 pela English Electric, e cinco carruagens históricas em madeira.



PARTILHAR:

Águas de Trás-os-Montes

Acção inédita na região