A tradicional Feira das Cantarinhas, única no Nordeste Transmontano, é sinónimo de enchente nos primeiros dias de maio, em Bragança, com mais de 400 expositores e animação renovada este ano, divulgou a organização.

De 03 a 05 de maio, nas ruas do centro da cidade vão sobressair as cântaras de barro de todos os tamanhos e feitios, das industriais às típicas toscas e artesanais com lugar na Feira de Artesanato que abre uns dias antes, no 1º de Maio, com mais de 60 artesãos.

Ao contrário de anos anteriores, com espetáculos de palco, este ano a animação vai espalhar-se pelas ruas como indicou, na apresentação do evento, Maria João Rodrigues, presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviço de Bragança (ACISB), que organiza a feira junto com a Câmara Municipal.

A aposta do presidente da Câmara, Hernâni Dias, é atrair “cada vez mais gente”, nomeadamente os vizinhos espanhóis, onde a feira está também a ser promovida.

Com o propósito de ter mais visitantes, no ano anterior a Câmara decidiu que o certame passaria a realizar-se no primeiro fim de semana de maio, ao contrário da data tradicional que a tornou conhecida como a Feira do 03 de maio.

Por coincidência, este ano as Cantarinhas coincidem com o 03 de maio e prologam-se pelo fim de semana com outras atividades associadas, nomeadamente de âmbito cultural e desportivo, como a Corrida das Cantarinhas, a 05 de maio.

Animação e diversão não vão faltar ao longo dos cinco dias, com miniconcertos e diversas arruadas pelo Centro Histórico da Cidade de Bragança.

Entre as novidades está também a inauguração de um elemento escultórico alusivo às Cantarinhas, no dia 03 maio, que ficará na nova rotunda junto à subestação da EDP, sem serem ainda revelados pormenores sobre o mesmo.

A lógica da organização é criar “dinamização económica e turística” a partir da tradição e também “dinamizar o centro da cidade”, onde a Câmara Municipal promete que as obras em curso em várias ruas não vão condicionar o movimento.

Com a Feira das Cantarinhas, o centro da cidade terá os habituais constrangimentos de ruas encerradas ou com condicionamento do trânsito automóvel, com a atenção redobrada da PSP.

A subcomissária Luísa Rodrigues adiantou que “nestes dias, todas as valências da Polícia estarão na rua, desde o trânsito ao policiamento geral e polícias à paisana mais atentos aos carteiristas e outros furtos.



PARTILHAR:

Douro verifica "invasão positiva" de turistas nesta Páscoa

Resinorte e Emar realizam ação de sensibilização