O centro histórico de Bragança e alguns equipamentos culturais dessa zona passam a oferecer internet gratuita para todos, através de uma rede wi-fi disponibilizada pelo município, divulgou hoje o presidente da Câmara.

Hernâni Dias adiantou, numa conferência de imprensa, que o serviço já se encontra disponível e para usufruir do mesmo basta registar-se, no âmbito de uma estratégia municipal que pretende fazer de Bragança uma ‘smartcity’ (cidade inteligente).

O novo projeto disponibiliza uma rede wi-fi constituída por em termos de afluência turística e de população, concretamente o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, bibliotecas municipais, Museu da Máscara, a cidadela dentro do castelo e as praças Camões e da Sé.

O custo, segundo o autarca, foi de 91 mil euros, com uma comparticipação de 50 mil do Turismo de Portugal e o restante a cargo do município.

Hernâni Dias adiantou que é intenção da câmara alargar a internet sem fios gratuita a outros locais da cidade e disponibilizar aplicações específicas para dispositivos móveis, e mais vocacionadas para os residentes com acesso a conteúdos informativos.

Com a rede já instalada e através do registo obrigatório dos utilizadores, a autarquia pretende também recolher informação turística.

“É importante nós sabermos qual é a origem das pessoas que nos visitam para percebermos de que forma é que poderemos intervir naquilo que tem a ver com a divulgação das iniciativas, com a forma de promovermos o território”, afirmou o presidente.

“Às vezes o trabalho que fazemos pode estar a ter sucesso ou não e serão esses dados que também nos vão permitir fazer essa avaliação para que possamos reforçar em alguns sítios ou eventualmente desistir noutros”, acrescentou.

Quem passar pelos pontos onde a rede está já disponível ainda não tem informação sobre este serviço, pois o município ainda está a “estudar a sinalética para dizer às pessoas que existe e a ver como fazer para não criar nenhuma perturbação visual com o edificado”.

Os utilizadores de dispositivos móveis vão, para já, aperceber-se da existência ao aparecer nas redes disponíveis “CMB-WIFI”.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Maioria das corporações de Vila Real sem reportar informações

Tiago Fernandes assume o comando técnico do Desportivo de Chaves