O Município de Bragança assinalou o Dia Mundial do Turismo, com a inauguração do Albergue de Peregrinos de Bragança e promoveu, também, uma ação de (in) formação para 19 agentes da Polícia de Segurança Pública, com vista a reforçar a articulação institucional, bem como a capacitação dos agentes neste domínio.

O Albergue de Bragança destina-se aos peregrinos que percorrem o Caminho Português da Via da Prata rumo a Santiago Albergue de Peregrinos Bragança (11)de Compostela.

Instalado em plena cidadela, o imóvel resulta da reabilitação de um edifício devoluto e representa um investimento na ordem dos 90 mil euros, financiado pelo Turismo de Portugal.

“Este é um projeto que pretende atrair peregrinos de todo o mundo, sendo uma via cada vez mais procurada e com ligação a Espanha. O Município procura, assim, continuar a promover o território, através da disponibilização de oferta para um turismo cada vez mais diferenciado", destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante a cerimónia de inauguração.

O projeto contempla, ainda, a execução de trabalhos de sinalização e limpeza dos troços, bem como ações de promoção e divulgação do Caminho Português da Via da Prata, num investimento total de cerca de 160 mil euros.

Desde abril, o Albergue de Peregrinos de Bragança acolheu 45 peregrinos de várias nacionalidades com uma média de idade de 55 anos.

Recorde-se que, no concelho de Bragança, já existe o Albergue de Quintanilha, que devido ao seu bom estado de conservação apenas “exigia” a aquisição de equipamentos.

A construção do Albergue do Peregrino em Bragança resulta de uma candidatura ao projeto “Valorização do Caminho Português da Via da Prata”, do qual são parceiros os Municípios de Bragança, Vinhais e Chaves, cabendo ao Município de Bragança o papel de parceiro líder, e que visa a regeneração, requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e para a valorização do património cultural e natural do País e com um financiamento global, para os três municípios, de 366 mil euros, por parte do Turismo de Portugal.



PARTILHAR:

Cinco detidos por suspeitas de tráfico de droga em Bragança

Vilar de Perdizes desmente chantagem a Montalegre e alega “visões antagónicas”