Jorge Carlos Fonseca esteve a 1 e 2 de junho na capital nordestina, tendo aproveitado para conhecer a cidade e o Instituto Politécnico, onde se encontrou com a comunidade africana em geral e a cabo-verdiana em particular.

 

O presidente da República de Cabo Verde chegou a Bragança a 1 de junho, ao final da tarde, após ter participado, nesse mesmo dia, na conferência realizada no Porto que serviu para assinalar os 130 anos da criação do Jornal de Notícias, dedicada ao tema “A língua portuguesa enquanto ativo estratégico”. Após se ter instalado na Pousada de São Bartolomeu, Jorge Carlos Fonseca jantou no restaurante Solar Bragançano, a convite da direção do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Apesar da hora tardia, a comitiva ainda se deslocou à Praça Cavaleiro Ferreira, onde decorria o Festival Brasil que, nessa noite, contava com a participação dos AfroSamba, um grupo de batucada dos estudantes cabo-verdianos.

Já no sábado, dia 2 de junho, o programa da visita oficial a Portugal começou com a receção de Jorge Carlos Fonseca às 9h15 na Câmara Municipal, onde o edil brigantino Hernâni Dias foi o anfitrião de serviço. Seguiu-se uma visita ao IPB e ao seu Centro de Investigação de Montanha. Por volta do meio-dia, teve lugar o momento mais aguardado da manhã. O Auditório da Escola Superior Agrária foi pequeno para receber o encontro dos estudantes africanos de Bragança com os núcleos de São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Santo Antão, São Vicente, Sal, Santiago, Boavista e São Nicolau a receberem de braços abertos o presidente cabo-verdiano.

Depois de almoço, que aconteceu na cantina do IPB, Jorge Carlos Fonseca teve a oportunidade de visitar a cidade de Bragança. Espaços culturais emblemáticos como o Centro de Arte Contemporânea, onde está patente a exposição “Cabo Verde – O Espírito do Lugar” da pintora Graça Morais, e o inconfundível Castelo de Bragança foram, somente, alguns dos lugares que o presidente cabo-verdiano teve a oportunidade de contemplar.

“Eu já tinha vindo cá a esta cidade, mas era eu muito jovem, e desta vez vim aqui motivado pela circunstância de termos aqui em Bragança uma comunidade de sete centenas de estudantes cabo-verdianos e sendo presidente da república e a maneira como vejo esse papel é estar junto das pessoas, em contato com os cidadãos cabo-verdianos, dar-lhes um abraço e trazer novidades da terra”, declarou, no final do encontro com os alunos africanos, Jorge Carlos Fonseca, confessando, à comunicação social, o “prazer enorme” de poder visitar Bragança e a “satisfação de poder dialogar” com os estudantes do país insular a que preside. Foram várias as vezes ao longo da sua estadia na capital de distrito que o presidente da República de Cabo Verde se mostrou “entusiasmado” pelo regresso a uma cidade onde já esteve como o próprio referiu “há muitos anos” e que, agora, revê de uma forma e posição diferentes.

De sublinhar, ainda, que Cabo Verde irá assumir já a partir do mês de julho e durante dois anos a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, mais comummente conhecida por CPLP.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Pilotos portugueses esperam bons resultados em Vila Real

PCP quer proteção europeia para olival tradicional transmontano