O Castelo de Bragança regressa durante quatro dias à época medieval com cenários e personagens a recriarem episódios históricos da cidade na festa que atraiu forasteiros portugueses e espanhóis, divulgou hoje a Câmara Municipal.

Entre 12 e 15 de agosto, mais uma edição da "Festa da História" leva Bragança ao reinado de Afonso IV, com "soldados que controlam a entrada do castelo, mercadores que agitam a feira com os seus pregões e larápios que esperam os bolsos cheios dos mais distraídos".

A entrada é livre e esta edição, segundo a organização, "pretende retratar o ataque a Bragança, em 1326, resultado da primeira ordem de D. Afonso IV para que todos os bens, rendas e benefícios conferidos pelo seu pai ao meio-irmão fossem confiscados".

Além de envolver a comunidade local nas atividades, a "Festa da História" é para o presidente da Câmara, Hernâni Dias, uma chamariz de turistas, "portugueses e também da vizinha Espanha", à cidade de Bragança, " o que tem permitido dinamizar a economia local e, consequentemente, promover o destino".

Através das desavenças resultantes da disputa da herança de D. Dinis, durante quatro dias, a zona mais nobre da cidade conta a história desta época e apresenta as personagens distribuídas por diferentes áreas temáticas da festa.

Ao cruzar as portas da muralha da cidadela, os visitantes vão encontrar soldados que inspecionam e revistam quem deseja entrar no castelo, a "Praça D'Armas" onde se treinam os que têm a responsabilidade de manter a ordem no território e onde o visitante pode, através de inscrição, experimentar algumas técnicas de combate.

Segundo a organização, no cenário, há também "mercadores que apregoam os seus produtos e transformam a "Feira" num espaço de verdadeira algazarra, jogos e brincadeiras de outros tempos que se adaptam ao mais forte dos cavaleiros e à mais bela das princesas".

Esta viagem histórica será feita também pela "Rua dos Larápios" com foragidos das autoridades que esperam os bolsos cheios dos mais distraídos.

Para repor energias, os visitantes podem encontrar várias iguarias na "Praça do Sustento".

Música, teatro, dança, espetáculos para crianças, demonstrações de falcoaria e oficinas pedagógicas são algumas das atividades permanentes e gratuitas da "Festa da História".

As quatro noites da "Festa da História" serão animadas pelo "Torneio Medieval", no Castelo de Bragança.
Foto: Ze Mário



PARTILHAR:

Antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro recebe obras

Chaves promove pastel ao som do festival de música Identidades