Onze horas locais de Bogotá, a Unesco adotou a candidatura do Brasil Bumba meu boi como Património Imaterial da Humanidade.

Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi, do estado do Maranhão, no nordeste Brasileiro.

A delegação do Brasil composta por dirigentes do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Hermano Fabrício Queiroz, Maurício Itapary e Natália Brayner, e por representantes da prefeitura de São Luís, capital do Estado do Maranhão onde existem mais de 180 grupos de bumba-meu-boi.

A candidatura foi aprovada e elogiada pelos restantes países com a delegação a ser cumprimentada por todos, podendo destacar a direcção do CRESPIAL, na pessoa de Adriana Molano sua presidente, e das delegações de Cabo Verde e Portugal.

De realçar o acordo tático entre as delegões de língua portuguesa para falarem em português, durante a sua apresentação de dois minutos, entregando copia numa das línguas oficiais.  O Brasil foi o primeiro, querendo vincar que a língua é a nosso património comum que une milhões de falantes em todo o mundo. 

Cabo Verde a falar em Português e inglês foi invadida com cumprimentos e aplausos, com uma atuação ao vivo de Nancy Vieira



PARTILHAR:

Morna proclamada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO

Patrícia Cordeiro a grande obreira da candidatura dos Caretos de Podence