No próximo dia um de Maio, Dia dos Burros, os sócios da Associação Gastronómica do Burro (AGB) vão reunir-se na Casa Florestal da Lagonota (Bragança) para saborearem pratos confeccionados a partir do gado asinino.
A ceia do burro tradicional, promovida por aquela colectividade, terá início às 16 horas, altura em que se começará a preparar a refeição que será cozinhada em grandes potes de ferro, seguindo a tradição.
O animal, que tem alguma idade e será batido no Matadouro Municipal de Bragança, demora algum tempo a ser confeccionado, pelo que a AGB assegura que, enquanto se aguarda pela hora do jantar, os sócios se divertirão com as histórias relatadas ou música de gaitas.
Recorde-se que esta iniciativa se realiza há muito tempo na área da Lombada.
Antigamente, o povo de diversas aldeias reunia-se para comer um burro que fosse velho e sem utilidade para trabalhar. A tradição, contudo, foi desaparecendo e, à medida que aquele animal se foi extinguindo no Alto da Lombada, também este costume caiu em desuso.
Com o objectivo de promover a criação de asininos, foi fundada a AGB que, além de valorizar a vertente turística, visa, também, demonstrar o potencial que o burro tem na gastronomia regional.
A inscrição, com tudo incluído, tem um custo de 25 euros e deverá ser efectuada até ao próximo sábado, através do e-mail [email protected].