Câmara Municipal flaviense e Estabelecimento Prisional de Chaves celebram mais um acordo, que contempla um vasto plano de ações com o intuito de promover a leitura e a escrita junto da população reclusa.

 

O Município de Chaves assinou ontem, dia 5 de maio, um protocolo de articulação com o Estabelecimento Prisional de Chaves que tem como objetivo a promoção do livro e da leitura junto da população reclusa. Recorde-se que, desde 2012, já existe um acordo de cooperação entre as duas instituições. Não obstante, a parceria agora estabelecida é mais abrangente e contempla um maior número de ações e atividades a realizar. 

Para a autarquia flaviense, o livro e a prática da leitura constituem mecanismos relevantes no processo de reinserção social dos reclusos, através da aquisição de competências cognitivas, culturais e cívicas essenciais ao desenvolvimento de uma atitude responsável e digna em contexto de sociedade.

Através deste acordo, será promovido em conjunto um plano de atividades de dinamização e promoção de leitura junto da respetiva população reclusa que, de modo estruturado e sustentado, estimulem o gosto pelo livro e a prática da leitura e da escrita.

Entre outras atividades, a autarquia, através da Biblioteca Municipal, assegurará o serviço de empréstimo de livros com regularidade, bem como de outras publicações periódicas; será atribuído o cartão de utilizador dos serviços da Biblioteca Municipal ao Estabelecimento Prisional (EP); colaborará na organização da biblioteca do EP, nomeadamente no apoio à catalogação do fundo documental existente, com recurso às metodologias mais modernas e formais existentes nas bibliotecas públicas; promoverá sessões de disseminação do livro, nomeadamente através da divulgação de títulos junto do EP; e realizará ações de formação aos reclusos e técnicos afetos à biblioteca do estabelecimento prisional.
 

 



PARTILHAR:

Paisagens do mundo em tom reflexivo

Filho da Mãe atua hoje em Vila Real numa torre medieval