A Câmara de Vila Real vai distribuir cerca de uma centena aparelhos de alarme entre os idosos mais isolados do concelho, para que possam pedir ajuda carregando apenas num botão, anunciou hoje fonte da autarquia.

Os primeiros três destes aparelhos, denominados «Skeepers», inserido no projecto «Câmara Amiga», vão ser simbolicamente entregues, sexta-feira, em Vila Real, numa cerimónia em que participa o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Através deste projecto, a autarquia de Vila Real já colocou em funcionamento, em Março, a «Oficina Domiciliária», a «Unidade Móvel de Saúde» e abriu as portas ao «Banco do Voluntariado e Recolha de Bens».

A vereadora Dolores Monteiro salientou à Lusa que a entrega dos «Skeepers» visa prevenir a segurança e apoio dos idosos.

Estes podem usá-los ao pescoço e, em caso de se sentirem mal, só têm que carregar num botão para pedir ajuda, dado que o mecanismo está programado para fazer uma espécie de chamada para três números de telefone previamente definidos.

Segundo a responsável, numa primeira fase, serão distribuídos 100 destes aparelhos pelos idosos mais doentes e isolados do concelho.

De acordo com a vereadora, vai ainda ser efectuado um levantamento por todo o concelho para averiguar o número de idosos necessitados.

A câmara colocou também já em funcionamento a Unidade Móvel de Saúde, a qual, através de um protocolo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, dispõe de um enfermeiro que pode, entre outros serviço, medir a tensão arterial, trocar um penso ou fazer um curativo às populações do concelho com maiores dificuldades em se deslocarem aos centros de saúde de Vila Real.

Nesta unidade, que está a percorrer 15 freguesias do concelho, pode-se ainda marcar consultas ou obter informarções sobre os medicamentos e fazer electrocardiogramas.

A «Oficina Domiciliária», a segunda vertente da «Câmara Amiga», consiste numa carrinha equipada com uma pequena oficina que percorre a cidade de Vila Real e as aldeias para efectuar pequenas reparações, nomeadamente na substituição de torneiras, louças sanitárias, tomadas de electricidade, pinturas e remates em paredes e tectos, substituição de fechaduras, vidros partidos, lâmpadas ou até limpeza de coberturas, chaminés e caleiras.

De acordo com a vereadora, esta equipa efectua uma média 20 a 25 serviços diários, a maioria requisitados pela população idosa da cidade.

O serviço pode ser requisitado por beneficiários do cartão municipal do idoso ou pessoas portadoras de deficiência, através do número de telemóvel 914560110.

A Câmara de Vila Real abriu também o «Banco de Voluntariado e Doação de Bens», na zona próxima ao Teatro de Vila Real, que está aberto todas as tardes e sábados todo o dia através do trabalho de voluntários, para receber donativos, nomeadamente comida, roupa, brinquedos, electrodomésticos e mobílias.



PARTILHAR:

Diminuído contra pessoas

Sexta entrega prémio Dom Diniz