A Câmara Municipal Miranda do Douro, através do seu Pelouro da Cultura, está a promover uma Escola Desportiva dirigida aos jovens entre os 6 e os 12 anos, residentes naquele concelho.
Das modalidades escolhidas destacam-se a ginástica de solo e aparelhos, o atletismo e o ténis, um conjunto de modalidades que vão ser praticadas em Miranda do Douro e em Sendim.
Proporcionar condições para a prática desportiva é um dos objectivos principais deste novo instrumento de ocupação dos tempos livres dos jovens mirandeses, que pretende desviar a juventude de caminhos menos próprios com é o caso das drogas e do álcool. No Verão do ano passado, funcionou mesmo uma escola piloto na área do futebol, situação que entusiasmou os jovens e juntou cerca de uma centena de crianças.
Na área do futebol, pretende-se criar oportunidades para que no futuro as novas gerações tenham condições técnicas e físicas para poderem integrar os plantéis das equipas juniores e seniores da região, que às vezes têm que recorrer a atletas doutras zonas do País litoral para preencherem os seus quadros com um maior número de jogadores.
O método e a orientação, imprescindíveis neste casos, serão ministrados por um licenciado em Educação Física, de forma a disciplinar e orientar estas camadas jovens, evitando a criação de maus vícios desportivos.
Esta escola desportiva está já a funcionar num concelho que pretende dar uso às instalações desportivas disponíveis. Se isto não acontecer não se poderá evoluir no sentido de criar novas instalações desportivas no concelho, disse ao Jornal Nordeste Américo Tomé, vereador do pelouro do Desporto da autarquia mirandesa.



PARTILHAR:

Após investimento de 7.000 contos

Nadir Afonso