A Câmara de Alijó vai investir 800 mil euros na zona do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Sanfins, projeto que inclui a requalificação do acesso ao recinto, um miradouro e visa alavancar o turismo religioso.

“O fundamental desta obra é criar um polo de atratividade que permita a visitação deste Santuário”, afirmou hoje o presidente daquela autarquia do distrito de Vila Real, José Rodrigues Paredes.

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade, localizado junto à vila de Sanfins do Douro, é palco para uma importante romaria que se realiza em agosto e em que dois grupos de populares disputam o direito de transportar um andor de talha dourada e quase uma tonelada.

A arrematação do andor de Nossa Senhora da Piedade é o ponto alto das festas de Sanfins do Douro e junta, no recinto, centenas de pessoas.

José Rodrigues Paredes referiu que o projeto tem como objetivo alavancar o turismo cultural, paisagístico e religioso, o qual acredita que pode “constituir uma importante fonte de receita” para aquela vila.

A empreitada inclui o alargamento do acesso de Sanfins ao Santuário, cerca de 1,4 quilómetros de via estreita e sinuosa, a construção de muros de suporte, taludes e de passeios com piso próprio para pessoas com mobilidade reduzida, a instalação de bebedouros, zonas de descanso, a colocação de mobiliário urbano e de iluminação Led e substituição do piso.

O alargamento da via tem também como objetivo possibilitar a passagem a veículos pesados de passageiros.

As capelinhas da via sacra, que estão ao longo de todo o acesso, vão ser requalificadas e, na zona do recinto, vai ser criado um miradouro virado a Noroeste.

Mais tarde, segundo o presidente, pretende-se construir um parque de caravanismo na zona junto ao miradouro.

O autarca afirmou que o investimento vai ser exclusivamente suportado pelo município.

“Não foi possível encontrar fundos comunitários para comparticipar esta obra, mas não deixámos que isso que nos impedisse de cumprir este compromisso que é essencial para o desenvolvimento de Sanfins do Douro”, explicou.

O projeto representa, de acordo com José Rodrigues Paredes, a concretização de uma promessa eleitoral.

“Melhorar os acessos irá possibilitar que o Santuário possa ser mais visitado. Este é o primeiro passo para tornar aquela zona, que tem uma paisagem extraordinária, mais acessível, mais frequentada e mais amada pelo povo da nossa zona, mas também por quem possa vir de fora”, afirmou o padre Jorge Ferreira.

O sacerdote considerou esta “uma obra muito necessária” e referiu que “há muito tempo que as pessoas ansiavam por ter um acesso com melhores condições e mais seguro para quem quer fazer o percurso a pé”.

O município procedeu na quinta-feira à assinatura do contrato de adjudicação da empreitada, o qual irá agora para visto do Tribunal de Contas. O prazo de execução da obra é de 18 meses.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Linha aérea para Bragança encerrada temporariamente

Podence a capital do Carnaval mais genuíno de Portugal