A Câmara de Mesão Frio vai aplicar cerca de 1,4 milhões de euros na ampliação da zona industrial, um projeto que visa a atração de empresas e a criação de empregos, disse hoje o presidente do município.

Alberto Pereira afirmou que depois de um ano de “avanços e recuos e de muitos obstáculos ultrapassados”, o projeto “foi finalmente aprovado”, com uma comparticipação comunitária de cerca de um milhão de euros.

O autarca especificou que o investimento total vai atingir o 1,4 milhões de euros, cabendo ao município cerca de 300 mil euros.

De acordo com o responsável, as obras devem arrancar ainda este ano, depois da aprovação do empréstimo por parte do Tribunal de Contas, e deverão estar concluídas até ao final de 2020.

O projeto visa a expansão em mais oito lotes, duplicando a atual capacidade da zona industrial, que já está lotada, ainda a infraestruturação do espaço e a criação de um novo acesso.

“Quando cheguei à câmara havia uma empresa lá instalada. Tratamos de arranjar investidores, uns de fora e outros do concelho e ocupamos a zona industrial toda”, frisou.

Alberto Pereira salientou que, com a expansão da zona industrial, se pretende atrair mais empresas para Mesão Frio e, consequentemente, a criação de novos empregos.

O presidente disse ainda que já há empresas que se mostraram interessadas em investir neste concelho do distrito de Vila Real, das áreas da mecânica e de construção civil.

Para a concretização do projeto foi necessário, de acordo com o autarca, adquirir os terrenos que eram privados, para que a candidatura fosse aprovada.

O autarca disse que o município está a trabalhar para a criação de condições para a atração de novos investimentos e lembrou a luta de décadas para a melhoria das acessibilidades, aquele que é considerado o “maior entrave” ao desenvolvimento deste território.

O acesso a Mesão Frio é feito pelas sinuosas e perigosas Estrada Nacional 108 (EN 108), até ao Peso da Régua, e EN101, até Amarante.

“Nós reconhecemos que a ligação à A4, em Amarante, não é a melhor e a ligação à A24 ainda é pior, mas não podemos ficar de braços cruzados”, lamentou.

Mesão Frio, localizado na região do Douro, é um concelho essencialmente agrícola e onde a principal atividade económica é a produção de vinho.

Foto: Claudia Pinto



PARTILHAR:

2ª Volta ao Nordeste tem meta em Alfândega da Fé

Comprar casa a crédito em Vila Real demora 27 anos a pagar