A Câmara de Santa Marta de Penaguião ajudou a recuperar 99 casas a pessoas carenciadas desde 2013, no âmbito de um programa que visa "erradicar a habitação degradada", disse o presidente da autarquia.

"O nosso objetivo é erradicar a habitação degradada, não haver nenhum penaguiense que viva em habitações pouco dignas", afirmou Luís Machado à agência Lusa.

Para o efeito, o município lançou o programa Bem-estar Habitacional para pessoas carenciadas e, desde 2013, foram recuperadas 99 habitações e investidos cerca de 250 mil euros do orçamento próprio deste município do distrito de Vila Real.

Segundo o autarca, neste momento estão a ser intervencionadas, já em diferentes fases de obra, 58 habitações, num investimento de cerca de 160 mil euros.

O programa ajuda em obras, por exemplo a nível dos telhados e das casas de banho, e o valor máximo atribuído é de três mil euros.

A prioridade é dada a idosos que vivem sozinhos e a agregados familiares com filhos.

Luís Machado disse que quer que, já em 2018, "não haja nenhuma casa habitada que não tenha a casa de banho e o telhado em condições".

"Pretende-se também que os idosos permaneçam em casa o maior tempo possível e, ao mesmo tempo, manter também o património. Se saírem das casas, estas acabam por ruir", frisou.

#SantaMartadePenaguião



PARTILHAR:

"Concurso Bebé do Ano" celebra o nascimento de 20 lindos bebés

GNR e Guarda Civil registam 9 infrações graves na fronteira de Chaves