O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, anunciou hoje um investimento de 888 mil euros numa intervenção em cinco bairros sociais da cidade com vista à melhoria das condições de vida dos residentes.

Foram hoje consignadas as empreitadas de intervenção nos bairros Doutor Francisco Sá Carneiro, Laverqueira, Parada de Cunhos, São Vicente de Paula e Vila Nova.

“Em termos gerais, a intervenção pretende melhorar as condições de vida nestes cinco bairros sociais, criando melhores condições de utilização do espaço público, reforçando o seu papel enquanto estrutura de socialização e de espaço de construção de cidadania e de igualdade, melhorando a segurança da sua utilização e o acesso a bens e serviços”, afirmou Rui Santos.

A apresentação do projeto decorreu no bairro São Vicente de Paula, onde as obras incidem essencialmente nos espaços comuns e verdes e visam reforçar os laços intergeracionais das comunidades, aumentar a utilização das zonas de lazer, adequar as espécies arbóreas às alterações climáticas, aumentar a acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida, melhorar a imagem do bairro e diminuir os consumos energéticos com a iluminação e consumo de água para regas.

Nestes bairros, pretende-se ainda a requalificação dos espaços públicos, nomeadamente os arruamentos, infraestruturas, equipamentos e espaços verdes.

Serão intervencionados, por exemplo, os passeios e faixas de rodagem e espaços de estar e de convívio e reorganizado o estacionamento.

Rui Santos salientou que a intervenção, em termos globais, implica um investimento de cerca de 888 mil euros e o prazo de execução destas empreitadas varia entre os 30 dias, em Parada de Cunhos, e os 180 dias bairro São Vicente de Paula.

“Isto não consegue resolver todos os problemas dos bairros em causa, mas, de certa forma, vai ao encontro de algumas das expectativas que os moradores tinham para melhor socializarem e viverem nestes bairros”, frisou.

De acordo com o autarca, nestes cinco bairros vivem à volta de mil famílias.

O projeto está incluído no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Vila Real, e conta com uma coparticipação comunitária na ordem dos 20%.



PARTILHAR:

Livros de Alexandre Parafita para as crianças de Moçambique

Vale de Telhas celebra a Páscoa com o “Serrar a Belha”