A Câmara de Vila Real anunciou hoje que vai repor, a partir de segunda-feira, os dois sentidos na ponte metálica entre as 14:30 e as 8:15 para ajudar a atenuar o volume de tráfego.

Em agosto, o município implementou o sentido único na ponte, a título experimental, com o objetivo de ajudar a escoar o trânsito do centro da cidade para a margem oposta do rio Corgo, onde está localizada a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Durante este período foi feita uma monitorização e avaliação da medida e, segundo anunciou em comunicado, a câmara decidiu repor os dois sentidos na ponte metálica, embora só num determinado período do dia.

Assim, a partir de segunda-feira, entre as 8:15 e as 14:30, a ponte metálica passará a funcionar apenas no sentido poente -- nascente, do centro da cidade para a margem oposta.

No período complementar, ou seja, entre as 14:30 e as 8:15 do dia seguinte, a infraestrutura passará a funcionar nos dois sentidos.

Para ajudar à implementação desta medida foi instalado um semáforo na zona do colégio da Boavista que, articulado com o semáforo existente no cruzamento "da Areias", permitirá gerir o tráfego na ponte metálica, ajustando-o às flutuações de tráfego mais significativas que ocorrem num período de 24 horas.

A passagem entre as duas margens do rio Corgo na zona urbana da cidade é atualmente feita em três locais: ponte da Timpeira, viaduto de Codessais e ponte metálica.

Só que, na ponte metálica, após obras de requalificação feitas há uns anos, não é possível passarem dois carros ao mesmo tempo no troço compreendido entre o cruzamento e o início da infraestrutura.

Por isso mesmo, o tráfego passou a ser regulado por semáforos, o que originava filas de espera nas horas de ponta, na avenida 1.º de Maio.

Com as novas regras, o município acredita que, por um lado, continua a garantir a "continuidade da ausência das filas de espera na avenida 1.º de Maio", durante a manhã, e, por outro lado, contribui "para atenuar o volume de tráfego mais significativo existente na avenida da Europa, que é o de nascente - poente".

A medida foi aprovada na última reunião do executivo municipal e entra em vigor na próxima segunda-feira.

No entanto, segundo a autarquia, os serviços de planeamento e mobilidade municipais continuarão "a monitorizar os resultados decorrentes desta alteração, com vista à sua avaliação e subsequentes medidas que possam vir a ser tomadas".

Foto: José Sousa



PARTILHAR:

Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN)

Semana da Formação Financeira no Alto Tâmega