A Câmara de Mogadouro e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) assinaram um protocolo para investigação de recursos naturais e seminaturais. Serão analisados os ciclos agro-ecológicos do pão, dos enchidos, do azeite, do vinho, da carne e do leite. O levantamento geológico da região será outro dos trabalhos a efectuar.

No final do trabalho com duração prevista de 14 meses - com os técnicos já no terreno -, serão elaborados sete documentários de 30 minutos, com os conteúdos dos ciclos e um guia de campo dos recursos naturais.

O material recolhido será depois colocado à disposição dos interessados no futuro Centro Interpretativo de Mogadouro, a instalar no antigo edifício do Banco Pinto e Souto Mayor, que a Autarquia adquiriu para o efeito e localizado no centro urbano da vila. A missão do novo espaço será a promoção e projecção do concelho, num espaço interactivo.

Segundo António Luís Crespim, técnico da UTAD, o trabalho passará a ser uma montra de todos os recursos que existem no Município, do planalto mirandês e arribas do rio Douro. Será de-senvolvido por uma equipa multidisciplinar .

\"Todo o levantamento está orçado em cerca de 51 mil euros, o que significa um esforço para os cofres da Autarquia, mas é necessário, já que vai dotar o Município de instrumentos que permitirão um outro conhecimento de toda a região,\" explicou Morais Machado, presidente da Câmara.



PARTILHAR:

Faltam-lhe as palavras

Desastres com tractores