A Câmara de Vila Real vai reduzir o horário em que a iluminação de Natal vai estar diariamente ligada na cidade, no período entre 01 de dezembro e 07 de janeiro, como medida de poupança de energia.

A informação foi avançada hoje à agência Lusa pela vereadora do pelouro da Cultura, Mara Minhava, que salientou que o município quer “contribuir para a poupança energética”, mas, ao mesmo tempo, quer “manter a magia do Natal” e os motivos de atração ao centro da cidade.

Nesta época de Natal, num período que decorre entre 01 de dezembro e 07 de janeiro de 2023, a iluminação estará ligada entre as 18:00 e as 24:00, ou seja, ligar-se-á 30 minutos mais tarde e desligar-se-á uma hora antes do que o que aconteceu em 2021.

“Por um lado preocupamo-nos com a redução dos gastos em termos energéticos e, por outro lado, queremos ajudar o comércio local numa altura em que consegue fazer mais negócio. As luzes dão um ambiente natalício, dão um tom quente a esta época do ano e isso contribui para as pessoas saírem à rua”, afirmou a vereadora.

Mara Minhava destacou que o município já recorre há algum tempo a luzes de Natal LED, precisamente com a preocupação de poupar energia.

O orçamento da autarquia para a iluminação de Natal é de 34 mil euros (mais IVA), mais quatro mil euros do que o do ano passado.

A iluminação natalícia será instalada nas principais artérias da cidade e está inserida no programa “Bila Natal”, uma iniciativa que tem como objetivo animar o centro da cidade nesta quadra e dinamizar o comércio local.

À semelhança das edições anteriores, o programa vai incluir a mostra de presépios criados pelas 20 juntas de freguesia do concelho, bem como de outras instituições da cidade.

Decorrerá ainda o mercado de Natal, a mostra de Natal das freguesias e o concurso de montras de Natal, uma iniciativa dirigida a todos os comerciantes da cidade, com estabelecimentos comerciais abertos ao público, com atividade em funcionamento e montras visíveis.

As montras vencedoras serão escolhidas pelo público através de votação ‘online’ no Facebook do município e serão atribuídos prémios correspondentes ao primeiro, segundo e terceiro classificados.

O plano do Governo para poupar energia, apresentado no final de setembro, inclui a indicação para que, “de 06 de dezembro de 2022 a 06 de janeiro de 2023”, sejam ajustados “os períodos de utilização da iluminação natalícia para o horário entre as 18:00 e as 24:00”.

Entre as medidas para “reduzir o consumo de energia relacionado com iluminação interior e exterior” encontra-se ainda a recomendação de ser desligada a iluminação interior sempre que o espaço não esteja em uso e após o horário de trabalho, promovida uma “maior utilização de luz natural e outras medidas”.

Foto: AP



PARTILHAR:

Vinte empresas apresentaram propostas para o leilão de vinho da Casa do Douro

Treinador do Montalegre suspenso por um mês e multado por publicação no Facebook