Um morador de Cambezes do Rio, em Montalegre, descobriu, anteontem à noite, o que se suspeita serem restos de um cadáver humano nos escombros de uma casa desabitada que ardera no dia anterior. A identidade da vítima e as circunstâncias em que ocorreu o incêndio estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária de Vila Real.

Ao que tudo indica, há fortes suspeitas que a vítima seja uma mulher, 69 anos, que há algum tempo andava desavinda com o marido e teria passado as últimas noites naquela habitação, propriedade de um familiar do esposo.

No dia do incêndio, os Bombeiros de Montalegre, que apagaram as chamas, não se aperceberam da existência do cadáver, que terá ficado entre os escombros do telhado e do soalho que ruíram.

No entanto, no dia seguinte, um popular terá estado no local e deparado com o que lhe terá parecido um corpo humano, embora totalmente carbonizado, pelo que alertou as autoridades.

Ao que foi possível apurar, tratar-se-á de Maria Adelaide Figueiredo, natural do distrito de Bragança e que teria graves problemas de dependência alcoólica. Há cerca de um ano terá saído da aldeia, por alegados maus-tratos e ameaças infligidos pelo marido, que foi detido no início do mês de Setembro pela GNR de Chaves por posse ilegal de armas.

O JN sabe, aliás, que a idosa esteve recentemente numa casa de abrigo da Associação Portuguesa de Apoio à vítima (APAV). Porém, há cerca três semanas, terá regressado à terra, mas não terá ido para casa, onde o marido já vive com outra mulher.

O taxista que no dia do incêndio a levou desde Montalegre à aldeia confirmou ao JN que Maria Adelaide lhe disse que estava a dormir naquela casa.

A habitação, situada a cerca de 500 metros da casa onde Maria Adelaide vivia com o marido, mas bastante longe do núcleo da aldeia, já estava desabitada há muito e não teria quaisquer condições de habitabilidade, incluindo luz eléctrica e água.



PARTILHAR:

LES FEMMES SAVANTES de Molière

Colóquio Anual da Lusofonia