A eurodeputada do PS Elisa Ferreira afirmou ontem, em Alijó, que, em três anos, o Governo PSD/CDS- PP deixou «na forja» o Douro Património Mundial e «desarticulou» as políticas de desenvolvimento do interior deixadas pelos socialistas.

\"Três anos depois, verificamos que houve um interregno, tudo ficou igual e os projectos ficaram parados\", afirmou Elisa Ferreira, ao intervir num debate sobre o Douro, promovido pela candidatura do PS pelo círculo eleitoral de Vila Real.

Elisa Ferreira lembrou os projectos promovidos pelo PS para o desenvolvimento do Douro - como o Alto Douro Vinhateiro (ADV), classificado como Património Mundial da UNESCO em 2002 - e das regiões do interior do país através do então Ministério do Planeamento, pelo qual foi responsável durante dois anos.
\"Chego aqui e verifico que o Plano Intermunicipal do Ordenamento do Território não saiu do papel e até o Gabinete Técnico Intermunicipal do ADV vai fechar agora as suas portas\", disse Elisa Ferreira, considerando que todo o trabalho \"montado para dinamizar o Douro ficou na forja\".

O projecto para a recuperação urbana das Aldeias Vinhateiras \"não foi posto de parte por causa da determinação de alguns autarcas e ao nível da Administração Central não houve ninguém que respondesse pela questões do Douro ou do desenvolvimento do interior\", referiu.

Para a eurodeputada socialista e ex-ministra, \"foram três anos para esquecer\".

O presidente da Câmara de Alijó, Artur Cascarejo, defendeu que a região precisa de ter \"voz e força\" para reivindicar junto da Administração Central e exemplificou com o Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, apresentado pelo ex-primeiro-ministro Durão Barroso, e que \"até agora não saiu da gaveta\".

O cabeça de lista socialista por Vila Real, Ascenso Simões, referiu que, para garantir que o Douro
Vinhateiro se transforme num grande projecto nacional, o PS compromete-se a criar, ao nível governamental, um encarregado de missão que deverá acompanhar todos os projectos e articulá-los entre os agentes locais e o poder central.



PARTILHAR:

Elizabeth Portuguese Lions Club celebra o seu 26º aniversário

25.ª edição