A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) lançou, esta quinta-feira, dia 8 de abril, a renovada Campanha de Apadrinhamento do Burro de Miranda, “11 Burros, 11 Destinos”.

Com esta Campanha, a organização não-governamental de ambiente (ONGA) alia a vontade de apadrinhar uma causa, à sede de explorar destinos que, apesar de estarem tão perto, permanecem ainda desconhecidos de muitos portugueses. Desde a sua fundação, a AEPGA promove e defende o burro em estreita ligação à terra do seu solar – o Planalto Mirandês.

O Burro de Miranda é um símbolo do Nordeste Transmontano, região eminentemente rural e detentora de um notável património histórico, ambiental e cultural.

Com a iniciativa “11 Burros, 11 Destinos”, a AEPGA pretende, para além da tradicional angariação de fundos que lhe permite assegurar a saúde e o bem-estar dos animais que estão ao seu cuidado, desafiar os padrinhos e madrinhas a visitarem o seu afilhado(a) no Centro de Valorização do Burro de Miranda, situado da aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro, e, a partir dali, iniciarem uma viagem exploratória pelo Planalto Mirandês.

Na atual situação pandémica, o turismo foi imensamente afetado pela perda de receitas, consequência da falta de mobilidade das pessoas.

Neste sentido, a AEPGA pretende ser um interveniente ativo na retoma desta atividade, trabalhando para que seja feita de forma consciente e sustentável do ponto de vista ambiental. Aos padrinhos e madrinhas que visitem a região, a AEPGA quer dar a conhecer os valores naturais e culturais do Planalto Mirandês, com o intuito de os sensibilizar para a necessidade e importância da preservação do território do interior do país.

Por outro lado, esta iniciativa pretende aumentar a permanência dos turistas e visitantes na região, de forma a estimular um trabalho em rede, de interação e cooperação com outros parceiros locais, como restaurantes, alojamentos locais, parques de atividades, programadores culturais, associações, entre outros.

Para Marco Sousa, da Turismo do Porto e Norte de Portugal, "este modelo de campanha turística tem inúmeras vantagens principalmente porque se direciona para territórios de baixa densidade, onde ainda palpitam as experiências turísticas mais autênticas, mais diferenciadoras e genuínas, dando vida a pequenas comunidades aldeãs, mostrando assim ao turista que existe um largo âmbito onde ele pode intervir com a sua visita, o da sustentabilidade das regiões mais despovoadas do interior, ao mesmo tempo que são minimizados os riscos de contágios, atendendo à baixa intensidade dos fluxos e do povoamento”.

A Campanha contou com a colaboração do fotógrafo António Sá que, habilmente, fotografou cada um dos Burros da Campanha num local diferente, emblemático da região, bem como de veterinários e outros técnicos da associação que garantiram o bem-estar dos burros implicados no trabalho fotográfico. "11 Burros, 11 Destinos”, surge em parceria com as Câmaras Municipais de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, a ONGA Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural e o Centro de Acolhimento do Burro (CAB).

Para além do apoio das Juntas de Freguesia de Peredo de Bemposta, Miranda do Douro, Azinhoso, das Uniões de Freguesia de Vale de Frades e Avelanoso, de Algoso, Campo de Víboras e Uva, de Sendim e Atenor, de Caçarelhos e Angueira, conta com o apoio institucional da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direção Regional de Cultura do Norte.



PARTILHAR:

Atualização: SEF deteta 15 comprovativos de testes falsificados

Sapadores vão salvaguardar património natural e comunidade rural