A Unidade Móvel de Saúde de Vila Real vai percorrer as aldeias do concelho para promover a vacinação contra a gripe dos idosos e doentes crónicos, e ultrapassar dificuldades de deslocação, anunciou hoje o município.
A iniciativa vai ser promovida pela Câmara de Vila Real, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Marão – Douro Norte e as juntas de freguesia do concelho.
“Conscientes da gravidade da pandemia que assola o país e o mundo, estas instituições decidiram voltar a dar as mãos em prol da segurança sanitária dos cidadãos. Apesar de ainda não estar disponível uma vacina contra a covid-19, é fundamental não descurar o combate a outras doenças de especial incidência no inverno, nomeadamente a gripe comum”, referiu o município de Vila Real, em comunicado.
A autarquia explicou que, através da Unidade Móvel de Saúde e após sinalização das juntas de freguesia, o ACES Douro Norte irá deslocar-se até às várias freguesias, promovendo a vacinação da população com mais de 65 anos e doentes crónicos.
“Esta ação de proatividade pretende ultrapassar algumas dificuldades de deslocação, bem como evitar a concentração destes grupos de risco nas unidades de saúde. Ao mesmo tempo, permite alcançar o maior número de pessoas possível, devido à proximidade das juntas de freguesia”, acrescentou.
De acordo com a câmara, a “efetivação desta medida está agora apenas dependente da entrega das vacinas contra a gripe, por parte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, ao ACES Douro Norte”.
“À medida que as vacinas requisitadas forem sendo disponibilizadas ao ACES, iniciar-se-á a campanha de vacinação”, salientou.
No concelho de Vila Real há hoje 21 casos ativos de infeção pela doença provocada pelo novo coronavírus.
Desde o início da pandemia, o distrito de Vila Real registou 477 infetados com covid-19.
O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) contabiliza hoje mais 31 casos no distrito, comparativamente com a última segunda-feira.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.957 em Portugal.