Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia da Covid-19, o Campeonato de Portugal de Velocidade marca presença no traçado transmontano em 2022 e com novos troféus.
As entidades promotoras do Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV), já elaboram um calendário provisório das competições para o ano de 2022, e o mítico circuito transmontano não fica de fora. Para o primeiro fim de semana de julho está previsto em pista, os GTS com os TCR e ainda alguns carros CUP na categoria GTC, cada um com o seu respetivo BoP, conforme anunciado, “esta fórmula de sucesso do Bop utilizada nos SUPERCARS Endurance de 2021, cujos andamentos equilibrados permitiram corridas entusiasmantes para todos em pista, essa fórmula, amplamente provada a nível internacional, será a pedra basilar para 2022, deixando antever 2 corridas de 45 minutos por fim de semana extremamente competitivas”.
Com o acordo celebrado entre a FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) e os promotores válido por três anos, “pretende-se que o CPV, com um calendário de 4 fins de semana e 8 provas, uma das quais em Espanha, seja alvo de uma grande projeção mediática daí que esteja a ser delineado um plano de comunicação englobando diferente iniciativas, é nesse quadro, também, que o calendário do campeonato de 2022 engloba o regresso ao exigente e mítico traçado de Vila Real”.
No mesmo fim de semana regressam também “em força” a Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), depois da época de 2021 ter sido deslocada para o Circuito do Estoril.
CALENDÁRIO PROVISÓRIO 2022
CAMPEONATO DE PORTUGAL DE VELOCIDADE
09/10 abril – Estoril
04/05 junho – Jarama (Espanha)
01/03 julho – Vila Real
30/31 julho – Portimão
24/25 setembro – Braga*
SUPERCARS ENDURANCE
04/05 junho – Jarama (Espanha)
30/31 julho – Portimão
10/11 setembro – Barcelona (Espanha)
18/20 novembro – Estoril
*Caso sejam feitas as obras necessárias para a homologação da pisa
Texto e Fotos: Bruno Taveira