O piloto transmontano Pedro Salvador esteve em destaque na sétima e última prova do campeonato espanhol de Fórmula 3, ao conseguir um segundo e um quarto lugares nas duas corridas realizadas no circuito da Catalunha, no passado fim-de-semana.
Salvador, que este ano cedeu o título de Fórmula Novis a Gonçalo Gomes, esteve extremamente inspirado e na primeira corrida terminou a 4,423 segundos do vencedor, o espanhol Jordi Palomeras, bem conhecido dos portugueses pela sua participação na Fórmula BMW.
Na mesma corrida, Álvaro Parente terminou na oitava posição, enquanto Miguel Ramos, na competição desde a primeira prova, assinou o décimo posto.
O flaviense Pedro Salvador (é natural de Oura) voltou a estar em destaque na segunda corrida, mas não conseguiu melhor que o quarto posto, ainda assim à frente de Álvaro Parente, sexto slassificado, e indiscutivelmente melhor que Miguel Ramos, que se viu obrigado a abandonar.
No mesmo fim de semana, mas no campeonato espanhol de FIA/GT, onde marcaram presença os irmãos Mello Breyner e a dupla Pedro Couceiro-Miguel Pais do Amaral, esteve ainda Ni Amorim, forçado a abandonar a corrida com problemas na caixa de velocidades.
Agora, as atenções de Pedro Salvador voltam-se para o Autódromo do Estoril, onde, no próximo fim-de-semana, irá discutir o título de vice-campeão nacional da Fórmula Novis By Ford com Jaime Grácio, Paulo Alho e João Pedro Figueiredo, naquela que é a última prova da competição esta temporada.
Depois de Gonçalo Gomes já se ter sagrado virtual campeão, Pedro Salvador parte em vantagem para aquela que será a batalha mais interessante da última prova, pois ocupa o segundo posto da Fórmula Novis By Ford com três pontos de vantagem sobre Jaime Grácio.
No entanto Jaime Grácio tem uma condicionante, pois é o único que pode ser obrigado a deitar fora o pior resultado (um sétimo lugar), caso marque pontos nas duas corridas do Estoril. Relembramos que para a definição dos títulos são contabilizados todos os resultados, menos o pior.
Paulo Alho está um ponto atrás de Jaime Grácio, enquanto João Pedro Figueiredo soma menos dezassete, depois de ganhar uma prova em Braga.
E, como há quarenta e dois pontos em jogo, Nuno Freitas também está, matematicamente, em posição de poder lutar pelo segundo lugar. Contudo, os 35 pontos de atraso face a Pedro Salvador, tornam a tarefa particularmente complicada.
O programa é composto por duas sessões de treinos cronometrados no sábado (15h05m/15h30m e 16h35m/17h00m) e duas provas (de 12 voltas cada) no domingo (10h50m e 16h25m).