Lendas e mitos do Noroeste Peninsular serão objecto de estudo e candidatura comunitária. Objectivo preservar a cultura popular e a memória das gentes. O projecto será partilhado pelos concelhos de Mirandela e Chaves, em Trás-os-Montes, e Celanova e Xinzo de Limia, na Galiza, Espanha. A candidatura conjunta ao INTERREG III-Programa de Cooperação Transfronteiriça já segue o seu caminho.
O projecto \"Lendas e Mitos dos Povoados do Território Galaico-Transmontano\" prevê, numa fase inicial, a caracterização das lendas, mitos e recursos patrimoniais de cada localidade. \"Vamos proceder à recolha de dados sobre as lendas e histórias da população, bem como, perceber a vivência sócio-cultural e caracterizar os recursos patrimoniais existentes\", revelou António Branco, vice-presidente da Câmara de Mirandela.
Na fase de valorização e recuperação está prevista a construção de centros de interpretação, recuperação de imóveis ou sítios arqueológicos, colocação de sinalética destinada à definição das rotas, percursos temáticos e painéis informativos ao visitante.
Quanto à dinamização e promoção serão efectuadas acções lúdicas e cénicas como festas temáticas, feiras temáticas onde seja exposto produtos locais, artes, ofícios e outras actividades relacionadas com o projecto.
Nesta fase pretende-se, ainda, \"cativar a vinda de investimento privado no sentido criar actividades que se encaixam no projecto\", diz António Branco. Neste contexto, as pessoas serão sensibilizadas para o aproveitamento das potencialidades, troca de produtos e outras actividades destinadas a contribuir a valorização económica local.