A CDU anunciou hoje as listas às três maiores autarquias do distrito de Vila Real, que serão encabeçadas por José Caldeira, em Vila Real, Manuel Cunha, em Chaves, e António Serafim, na Régua.
Mário Costa, dirigente do PCP, sustentou que o objectivo da CDU para as próximas eleições autárquicas é reforçar o número de eleitos no distrito.A Coligação possui, actualemnte, quatro deputados municipais distribuídos pelas Assembleias Municipais (AM) de Vila Real, Peso da Régua e Chaves.
O responsável da CDU salientou ainda que a Coligação quer apresentar candidaturas a todas as câmaras e assembleias municipais do distrito e a pelo menos um terço das freguesias (80).
José Caldeira, bancário de 57 anos, é o cabeça de lista para a capital de distrito, Vila Real, autarquia liderada pelo social-democrata Manuel Martins, que já anunciou a recandidatura a um quinto mandato.
Em Chaves, a CDU avança com Manuel Cunha, médico de 44 anos, que deverá enfrentar o actual presidente da câmara, João Baptista (PSD), eleito há dois mandatos.
António Serafim, funcionário público de 53 anos, foi o nome escolhido para disputar as eleições no Peso da Régua, autarquia liderada pelo social-democrata Nuno Gonçalves, que se deverá recandidatar a um segundo mandato.
Segundo Mário Costa, os candidatos às outras 11 autarquias do distrito deverão ser apresentados até Maio.
No manifesto eleitoral distrital, a CDU defende a criação da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro e reafirma a sua discordância com o «bloco central de interesses PS/PSD na criação da grande Região Norte».
Manuel Cunha, dirigente do PCP e candidato, considera que a regionalização é «um instrumento indispensável para inverter o processo de desertificação da região».