A nova biblioteca municipal de Vila Real, com capacidade para 100 mil obras e cuja construção custou cerca de 3,3 milhões de euros, vai ser inaugurada no próximo dia 27 pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
Fonte da autarquia disse que o processo de criação da nova biblioteca da capital de distrito foi iniciado em 1998, mas as obras só arrancaram no início de 2004. Os trabalhos de construção do edifício estão orçados em cerca de 2,5 milhões de euros e são financiados em 75 por cento por fundos comunitários, tendo sido ainda investidos 370 mil euros na aquisição de fundos documentais (livros, DVD e CD), 230 mil em mobiliário e 174 mil euros na parte da informatização.
A nova biblioteca municipal de Vila Real vai substituir a actual, a funcionar há alguns anos em instalações cedidas pelo Arquivo Distrital e onde não há sequer espaço suficiente para colocar todos livros do acervo da biblioteca. Esta estrutura terá um fundo mínimo de 35 mil monografias, mas capacidade total para mais de 100 mil obras.
A biblioteca vai ter diversas salas de leitura, uma sala infanto-juvenil, uma zona dedicada ao conto e à animação, uma área de audiovisuais e uma sala polivalente, dispondo ainda de computadores para autoformação e Internet grátis e sem fios. Desenvolverá também actividades de animação cultural, como exposições, colóquios ou sessões de leitura e, uma vez por semana, teatro com fantoches.
A nova biblioteca terá ainda um fundo documental diversificado, instalado num veículo que se deslocará a todas as freguesias do concelho. No mesmo edifício da biblioteca municipal, mas em instalações autónomas, funcionará o Grémio Literário, uma estrutura com o objectivos promover o estudo, divulgação e valorização da Literatura Transmontano-Duriense.