Os caretos de Podence realizaram hoje una das melhoras participações de sempre no Carnaval tradicional de Pétange,  Luxemburgo, onde foram recebidos em verdadeira euforia pela comunidade portuguesa .

Milhares de pessoas que assistiam ao carnaval ao desfile o longo do percurso com cerca de 4 kms na cidade de Pétange, iniciativa da Commune administrative de Pétange, no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2022.

Os caretos de Podence integravam os 70 grupos de foliões em representação dos carnavais tradicionais da europa e ainda uma trupe em representação do carnaval da Baia, Brasil.

Os emigrantes portugueses, ao que longo do percurso, não pararam de gritar “Portugal Portugal”, abraçar os caretos, a tirar fotografias, as crianças a dançar ao ritmo, não esconderam a euforia de receber os caretos como icon de Portugal.

A comitiva dos caretos de Podence era encabeçada pelo Presidente da Camara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, pelo Presidente da Associação de Caretos , Antonio Carneiro e por 16 caretos vestidos com os seus fatos coloridos.

Perguntamos ao Presidente Benjamim Rodrigues qual a importância desta participação do caretos neste carnaval “mais um bom momento para a internacionalização e divulgação dos rituais de inverno personificados pelos caretos, e em representação de um património intangível da humanidade levando mais longe o nome de território de Trás-os-Montes”.

Segundo o edil “Simultaneamente houve a oportunidade de um intercambio cultural entre Trás-os-Montes e os vários outros grupos da Europa, de salientar um salutar convívio com a comunidade portuguesa do Luxemburgo, que representam um sexto da população”

 Para António Carneiro “esta participação traduz-se em mais um sucesso extraordinário na divulgação da cultura popular de Portugal, os caretos conseguiram contagiar os milhares de portugueses radicados no Luxemburgo, com uma alegria e um entusiasmo patente ao longo de todo o percurso. É uma honra e um grande orgulho para todo Trás-os-Montes serem representados nesta manifestação cultural reconhecida património Imaterial e Cultural pela Unesco”. Novas iniciativas se avizinham em outros países da Europa e da América latina em eventos culturais em que os caretos de Podence são solicitados, tornando-se os grandes embaixadores do país.”

 

Noticia em atualização com fotos e vídeos


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Ministério Público diz que houve abuso de poder no Centro de Emprego de Bragança

Isabel Ferreira como secretária de estado do Desenvolvimento Regional