Os Caretos de Podence vão chocalhar na Expo Dubai, com uma atuação agendada para sábado, no pavilhão de Portugal, dos coloridos mascarados do Entrudo transmontano elevados a Património da Humanidade, divulgou hoje o município de Macedo de Cavaleiros.

Este concelho do distrito de Bragança é o berço dos protagonistas do Entrudo Chocalheiros que somam assim mais um país aos 10 onde levaram, ao longo das últimas décadas, o nome da aldeia que anualmente atrair curiosos portugueses e estrangeiros àquela que se assume como “o Carnaval mais genuíno de Portugal”.

Os Caretos atuam no sábado numa iniciativa integrada na representação portuguesa da mais importante feira internacional e que “é o palco certo para promover além-fronteiras uma tradição tão única e tão característica”, na opinião do presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.

A autenticidade desta tradição foi reconhecida, em dezembro de 2019, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Cultura, Educação e Ciência.

O autarca local acredita que esta atuação no Dubai “é uma excelente oportunidade de promoção do Entrudo Chocalheiro, dos Caretos de Podence e do território num importante mercado turístico e que pode abrir portas à atração de novos turistas para o concelho”. 

“Estamos a falar de um evento de cariz global, por onde têm passado milhões de visitantes que, com esta animada e colorida presença, podem descobrir aqui novos territórios para visitar”, considera.

A comitiva dos Caretos partiu para o Dubai na madrugada de hoje e, segundo a autarquia, “na bagagem vai o enorme desejo de levar o nome de Podence e de Macedo de Cavaleiros, mais uma vez, além-fronteiras”.

Esta viagem segue-se à enchente dos quatros dias de Entrudo Chocalheiro que, depois de dois anos de pandemia, levou à pequena aldeia de Podence, onde vivem menos de 200 pessoas, “cerca de 50 mil visitantes não só de todo o país, mas também da vizinha Espanha e dos Estados Unidos”, segundo o autarca.

A ida dos Caretos ao Dubai será também “uma oportunidade para reforçar o desejo” de, no final da exposição mundial, levar para Macedo de Cavaleiros o pavilhão de Portugal. 

“Tanto o Governo anterior como o senhor Presidente da República mostraram já alguma abertura para concretizar este nosso sonho”, enfatizou.

Para o presidente da Câmara, “receber em Podence esta importante obra da engenharia e arquitetura nacional seria muito importante para valorizar um território demograficamente deprimido e que precisa de novos polos de atração, que ajudem a combater a sazonalidade”.

O autarca quer o pavilhão de Portugal em Podence para "servir de um espaço digno para receber e dar aos visitantes uma perspetiva da riqueza do território", durante todo o ano.

Macedo de Cavaleiros tem dois picos turísticos durante o ano, um no verão no Azibo com “elevada procura” das praias fluviais, atividades ligadas à natureza e desportos náuticos.

Os primeiros meses do ano são marcado pelo Entrudo Chocalheiro e pela Feira da Caça e do Turismo.



PARTILHAR:

Arguido assume tráfico de droga no início do julgamento em Vila Real

Do Alto Tâmega ao Douro setor do turismo disponível para empregar refugiados