Caretos de Podence e Pauliteiros de Miranda, marcam presença no 1º Encontro Nacional para salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que teve lugar na Gare de Marítima de Alcântara.

A Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, realizou este fim de semana o 1º Encontro que teve lugar na Gare Marítima de Alcântara em Lisboa. Esta iniciativa é dirigida a todos os que se interessam pelo Património Cultural e Imaterial e teve como principal objetivo, dar a conhecer, salvaguardar e valorizar o vasto património cultural imaterial existente no continente e ilhas.

Para quem não pode estar presente, a organização disponibilizou a emissão on-line para assistir às palestras e participar nos debates que ocorrem nestes dois dias de evento.

No local ainda esteve patente uma exposição de livros, música e outros materiais, que evidenciam o vasto património imaterial do nosso país.

Para representar a região transmontana, marcaram presença os Caretos de Podence, que contagiaram todos os presentes com a sua energia e boa disposição, e os Pauliteiros de Miranda (Grupo Folclórico Mirandês de Duas Igrejas), que encerraram o evento com uma atuação.

Estes dois grupos são ícones da cultura da região transmontana, evidenciando tradições seculares que permaneceram no tempo e são hoje consideradas Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A organização do evento faz um balanço muito positivo do evento e prometem regressar em 2023 com mais novidades sempre em prol do Património Cultural e Imaterial.

Reportagem: Bruno Taveira


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Ministra esclarece que direções regionais de Agricultura não vão ser extintas

Historiador António Borges Coelho vence Prémio Rodrigues Sampaio