O Entrudo Chocalheiro levou milhares de pessoas ao concelho de Macedo de Cavaleiros atraídas pelos Caretos de Podence e pelo magnetismo da queima do "Entrudo".

 

Rituais antigos de origens perdidas no tempo viveram-se em Macedo de Cavaleiros com as tradicionais festividades do entrudo a serem comemoradas de 6 a 9 de fevereiro. Apreciados de norte a sul do país, inclusive em Espanha, os Caretos de Podence foram o principal atrativo entre domingo gordo e a terça de carnaval. A originalidade e ancestralidade da sua tradição colocam o Entrudo Chocalheiro no mapa dos carnavais mais genuínos de Portugal. 

O programa iniciou com o desfile noturno nas ruas da cidade, este ano ainda mais diversificado e dirigido para toda a família. Pontificam os Caretos de Podence, com os seus trajes únicos, cheios de cor e de ruidosos chocalhos, cumprindo o ritual da fertilidade de “chocalhar” as raparigas solteiras, onde, na realidade, nenhuma mulher escapa. Mas houve outras atividades como a ronda das tabernas, um raid fotográfico, passeios pedestre e de burro, workshop de máscaras ou os pregões casamenteiros. 

Apesar dos períodos de chuva e das frias temperaturas, o Entrudo Chocalheiro voltou a receber alguns milhares de visitantes durante os 4 dias do programa. A iniciativa da autarquia macedense resultou em mais um sucesso organizativo com um grande impacto na economia local. Unidades de alojamento e restaurantes, onde se realizou o Festival Gastronómico do Grelo, e todo o comércio, direta e indiretamente, beneficiaram com o incremento turístico.

A queima do Entrudo espantou o frio e encerrou com chave de ouro as festividades, deixando a multidão com vontade de regressar no próximo ano.   
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Nomeados novos administradores para hospital

Caretos a Património Imaterial da Humanidade