Carla Alves é candidata independente à câmara municipal de Vinhais nas Autárquicas de 2025.

A informação começou esta segunda-feira a chegar aos munícipes, via correio, sob a forma de uma carta de apresentação, e foi confirmada pela própria hoje à agência Lusa.

Na carta de apresentação, a que a Lusa teve acesso, identifica-se já o slogan da candidatura - “Pela Nossa Terra”, ilustrado com um coração cor-de-rosa.

“Foi uma decisão devidamente ponderada, bem refletida e completamente pessoal, reforçada pelo pedido de muitos eleitores para que me candidatasse (…) Não posso ficar indiferente à estagnação do concelho. Sou candidata, porque Vinhais não pode continuar a ficar para trás. Necessitamos de projetos estratégicos que consigam fixar e atrair população e ainda melhorar as condições dos que cá vivem, sobretudo na área social, na saúde, na agricultura, na área agroalimentar e no turismo sustentável (…)”, lê-se na referida missiva.

Carla Alves assume como objetivo captar fundos comunitários do quadro em vigor, que termina em 2030.

“Tal como publicamente toda a gente reconhece, nos últimos anos, o concelho de Vinhais não foi capaz de beneficiar desses fundos, porque não apresentou nem candidaturas, nem projetos”, afirmou Carla Alves no texto enviado aos vinhaenses.

Carla Alves nasceu em Bragança em 1970. Licenciou-se em 1993 em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Entre outras funções, desempenhou o cargo de diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, desde dezembro de 2018 até janeiro de 2023, e foi diretora do Parque Biológico de Vinhais entre 2007 e 2018.

Esteve ainda ligada à Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara de 1995 até 2018.

Carla Alves foi secretária de Estado da Agricultura por um curto período de tempo, oficialmente segundo a página oficial institucional, entre 04 e 13 janeiro de 2023, no XXIII Governo, liderado por António Costa (Partido Socialista).

Em 05 de janeiro desse ano, um dia após tomar posse, Carla Alves apresentou a sua demissão por entender não dispor de “condições políticas e pessoais” para iniciar funções, depois de o jornal Correio da Manhã ter noticiado o arresto de contas bancárias conjuntas que a então secretária de Estado da Agricultura tinha com o marido, advogado e antigo autarca socialista do concelho de Vinhais.

O Ministério Público acusou de vários crimes e mandou arrestar bens do marido de Carla Alves, que saiu da liderança do município em 2017, num processo de mais de 4,7 milhões de euros que tem mais três arguidos.

O caso ainda aguarda julgamento.

O último sufrágio autárquico foi ganho pela lista do Partido Socialista, encabeçada por Luís Fernandes, com 50,67% dos votos.

A coligação PPD/PSD.CDS-PP ficou em segundo lugar, com 44,62%.

Em 2021, votaram 6752 dos 9900 inscritos nos cadernos eleitorais do concelho.



PARTILHAR:

Independente Borges Machado é o candidato do PS a Vila Pouca de Aguiar

Réplica de Santa Maria Maior impressa em 3D para sair nas procissões de Alijó