Como ferramenta interactiva e de pesquisa, a Internet permite também preparar com muita facilidade uma visita a um dos destinos turísticos da moda: O Alto Douro Vinhateiro, que é Património Mundial da Unesco desde De-zembro de 2001 e que tem registado uma evolução interessante ao nível da oferta, embora a margem de crescimento ainda seja grande.

Nos últimos anos, têm desabrochado diversos projectos de pequenas empresas que desenvolvem actividades diversas na região, sempre com o objectivo de cativar e entreter os visitantes durante a sua estadia. Um exemplo é a empresa TRAT-Tomé e Rebelo, Actividades Turísticas, Ldª, que pode ser consultada em trat.pt, onde apresenta o que disponibiliza a quem a procurar, com destaque para os mini-cruzeiros no rio Douro, que permitem apreciar a paisagem entre a barragem da Valeira e a foz do rio Sabor. Há quatro alternativas de passeios fluviais. Promove ainda visitas a quintas, passeios em moto-quatro, provas de vinhos e almoços regionais. Na época baixa também há passeios pedestres e outras actividades radicais. Actualmente, a TRAT explora o restaurante em que foi transformado a antiga estação ferroviária da Ferradosa, em São João da Pesqueira.

Outra pequena empresa que viu no turismo do Douro uma oportunidade para desenvolver um negócio é a Arisdouro, em arisdouro.com, que tem barcos rabelos - o típico barco do Douro que outrora transportou as pipas de Vinho do Porto até Vila Nova de Gaia - atracados no cais do Pinhão, concelho de Alijó. Realiza passeios ao longo de todo o ano no rio Douro, com a particularidade de o turista poder optar por qualquer tipo de viagem e de horário. A única condição é fazer a reserva antecipada. A Arisdouro possibilita a degustação de vinhos da região e fazer uma refeição a bordo do barco, confeccionada pelo chefe Rui Paula do restaurante DOC, na Folgosa do Douro.

Com sede na Régua, a Novas Etapas, Animação Turística, Lda, mostra no seu site, novasetapas. com, um variado leque de possibilidades. Para além de cruzeiros no rio Douro, organiza passeios em todo-o-terreno, raids fotográficos, percursos pedestres, passeios a cavalo, piqueniques, visitas a quintas e aos parques naturais, entre outros. Com uma acção mais direccionada para os concelhos do Douro Superior (Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz CÎa) a Sabor Douro, sabordouro.com, promove canoagem, passeios de barco, passeios pedestres e de todo-o-terreno, raids fluviais.

trat.pt / arisdouro.com / novasetapas.com / sabordouro.com



PARTILHAR:

Empresária de Vila Real

Ainda atingiu a cunhada e a filha