O município de Carrazeda de Ansiães vai apoiar com uma verba até dois mil euros as empresas deste concelho do distrito de Bragança afetadas pelas consequências económicas da pandemia covid-19, divulgou hoje a autarquia.

As candidaturas decorrem entre 25 de março e 14 de maio e os apoios são concedidos no âmbito do Fundo de Emergência Empresarial criado pelo município para as empresas mais afetadas pela crise pandémica.

Trata-se de “um apoio extraordinário para as empresas mais afetadas pela obrigatoriedade de encerramento ou condicionamento da atividade, na sequência das medidas impostas, de combate à pandemia”, especifica o município transmontano.

“A situação é crítica no país e em Carrazeda não é diferente”, salientou o presidente da Câmara, João Gonçalves, acrescentando que “a autarquia não tem recursos para anular todos os impactos negativos a nível económico e financeiro, mas tem vindo a adotar um conjunto de medidas de apoio que visa minimizar esse impacto e gerar algum alívio”.

O Fundo de Emergência Empresarial “destina-se aos setores da restauração e similares, alojamento, comércio a retalho e alguns setores de prestação de serviços”.

Podem candidatar-se as empresas que tenham até dez trabalhadores inclusive, obrigatoriamente com sede fiscal no concelho de Carrazeda de Ansiães e que apresentem quebras na faturação de valor igual ou superior a 20%, tendo por base de comparação os meses do ano que antecedeu a pandemia, concretamente entre março de 2019 e janeiro de 2020.

Segundo o regulamento, as empresas criadas após esta data podem também candidatar-se, recebendo um apoio de 500 euros, acrescido do valor de 100 euros por cada posto de trabalho criado.

O município já tinha criado um apoio idêntico para as famílias que viram os rendimentos reduzidos devido à pandemia, o Fundo de Emergência Alimentar “Ansiães mais próximo”.

Na época de Natal, a autarquia ofereceu cabazes com produtos locais adquiridos aos comerciantes sedeados no concelho e na Páscoa promove o Festival Gastronómico do Cabrito, envolvendo 11 restaurantes, que vão vender a dose a dois euros e meio, num total de 500 refeições previstas custeadas quase na totalidade pelo município.

Entre as medidas de apoio à economia consta também a isenção de taxas municipais a instalação de esplanadas até 31 de dezembro de 2021.

Foto.DTM



PARTILHAR:

“Bô e nós aqui” – O projeto multimédia inovador dos Irmãos Geadas

Movimento da Terra de Miranda acusa Ministro de estar a ”condicionar” a AT