O município de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, tem uma nova oferta de ensino superior com um curso técnico destinado a preparar cuidadores de idosos, informou hoje a autarquia.

Cerca de 30 alunos estão inscritos neste curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia, que resulta de uma parceria entre a Câmara de Carrazeda de Ansiães e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com a sessão oficial de abertura marcada para terça-feira.

A autarquia presidida por João Gonçalves esclareceu que esta oferta de ensino “tem como objetivo ser uma das respostas para a necessidade de qualificar colaboradores para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Bragança”.

Os alunos inscritos vão ter uma formação com cadeiras ligadas à área da saúde, educação e formação de trabalho social, como indicou o município.

No primeiro ano, o curso vai ser exclusivamente lecionado em Carrazeda de Ansiães e no segundo o Instituto Politécnico irá estabelecer protocolos com as IPSS locais, Centro de Saúde e Santa Casa da Misericórdia para permitir aos alunos efetuarem o estágio semestral em contexto de trabalho.

Esta formação superior enquadra-se nos chamados CTeSP, curso com a duração de dois anos que não conferem um grau superior.

No entanto, os titulares têm acesso aos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado, neste caso nas áreas da enfermagem e gerontologia.

Beneficiam ainda de um concurso especial de acesso à licenciatura por diploma próprio.



PARTILHAR:

O autarca quer afirmar Bragança como “a Capital da Castanha”

Ligação Macedo-Vinhais-Moimenta-Gudiña