O município de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, vai avançar pela primeira vez com o Orçamento Participativo, com 15 mil euros destinados a projetos propostos pelos cidadãos, divulgou hoje a autarquia.

De acordo com o regulamento da Câmara liderada pelo social-democrata João Gonçalves, “serão afetos 15 mil euros ao Orçamento Participativo Municipal, podendo participar cidadãos recenseados no município de Carrazeda de Ansiães e estudantes do agrupamento de escolas com idade superior a 12 anos de idade”.

A autarquia pretende desta forma “aprofundar a recolha de contributos dos cidadãos na discussão e elaboração do orçamento público municipal”.

“Um dos seus objetivos é consolidar a ligação entre a autarquia e os seus munícipes e, consequentemente, aperfeiçoar a qualidade do processo democrático local”, concretizou.

Para o autarca, citado numa nota do município, “é fundamental estimular a sociedade civil na definição das prioridades de algumas ações municipais, para que desta forma a democracia local seja mais forte”.

Esta “ferramenta” de apoio financeiro para projetos propostos pelos munícipes visa sobretudo potenciar a participação e a responsabilidade cívica dos cidadãos.

“Acreditamos que, envolvendo e empenhando todos na participação pública ativa do nosso concelho, estamos a dar mais um passo no sentido de reforçar a cidadania, tratando-a como uma questão decisiva para o futuro da governação local”, resumiu.

O município disponibiliza aos interessados toda a informação sobre o Orçamento Participativo na página oficial da Internet: http://op.cm-carrazedadeansiaes.pt.



PARTILHAR:

Vespa das galhas do castanheiro afectou 600 soutos em Vinhais

Ciclo de Visitas Orientadas em Bragança