O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros realizou, mais uma edição do seu Festival de Folclore.

A atividade decorreu no dia 10 de agosto, pelas 21h30, na Avenida Conselheiro Alpoim e contou com o apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio, da Junta de Freguesia de Barqueiros, da Fundação INATEL e da Adega Cooperativa de Mesão Frio. Convidados a difundir as suas origens populares e culturais, participaram neste Festival de Folclore três grupos: o Rancho Folclórico Lavradeiras de Canelas, de Arouca, o Rancho Folclórico de São Paio de Oleiros, de Vila da Feira e o Rancho Folclórico de São Julião, de Valença.

O festival teve início com a receção dos grupos de Folclore convidados, seguindo-se um jantar de convívio e um desfile pelas ruas de Mesão Frio, que anteciparam as respetivas atuações.

Estiverem presentes cerca de três centenas de pessoas que assistiram às danças e cantares das regiões representadas na «Porta do Douro». No reportório do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros são perpetuadas as tradições agrícolas da jorna vinhateira, com destaque para a época das vindimas.

As danças e cantares que o grupo folclórico apresentou, ilustram os rituais de fé da partida dos marinheiros nos barcos Rabelo, mas também a festa e alegria da aldeia aquando do seu regresso.



PARTILHAR:

«Substituição do padre Albano»

Igreja Católica alerta para riscos da emigração e da indiferença