Decorreram no sábado, em Podence, várias iniciativas para comemorar os 5 anos da atribuição do selo da UNESCO aos Caretos de Podence, com a sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Em cinco anos o Entrudo Chocalheiro, já faz parte do imaginário português, os caretos são agora um símbolo das tradições mais genuínas de Portugal, com a Turismo de Porto e Norte a escolher a imagem dos caretos para promover a região.

Com o reconhecimento da UNESCO, os caretos passaram para o patamar mundial, mas para lá chegar foi preciso muito trabalho, e é esse percurso que foi apresentado com livro “SER CARETO RUMO À UNESCO”, da autoria de António Carneiro.

Foram anos de luta e resiliência, de solidão e de entrega, de amizade e companheiro, de pequenas conquistas até ao reconhecimento final, do zero ao infinito, sempre ao serviço de uma causa maior, os Caretos, a aldeia, a região.

 No Sábado, em Podence, as comemorações tiveram início com Animação de rua com os Caretos à solta, de seguida a inauguração da Oficina do Careto e da exposição fotográfica “Behind the Mask”, e depois a cerimónia evocativa com apresentação do livro de António Carneiro “SER CARETO RUMO À UNESCO”.

Foi servido um almoço para toda a aldeia e servido um bolo do chef Eurico Castro.

Ainda foi apresentada uma parceria com a empresa “Avianense”, para produção de um chocolate com a cancela dos Caretos de Podence, e ainda um momento de poesia, com o momento “Uma carta para ti”, e a apresentação do livro “O Crepitar da Terracota”.

A cerimónia contou com a presença dos Vice-Presidentes da CCDRN, Dr. Jorge Sobrado e Eng. Beraldino Pinto, e do Presidente do Turismo Porto e Norte, Dr. Luís Pedro Martins, e do Presidente do Município de Macedo de Cavaleiros Dr. Benjamim Rodrigues, entre diversos convidados.

Como noticia relevante foi confirmada a vinda o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa ao próximo Carnaval, que será o último ainda durante o seu mandado.



Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Vimioso aprovou por unanimidade orçamento de mais de 13,4 ME para 2025

Projeto Flexfit quer promover a inclusão de pessoas com deficiência em Valpaços