Novo cenário, maior número de participações internacionais e com mais um dia de duração. Eis as novidades da 3.ª edição do Celtirock - Festival Internacional de Música Celta de Montalegre, que se irá realizar a 28, 29 e 30 deste mês.

O Festival vai abandonar o secular castelo de Montalegre e passar para o recinto exterior do novo Parque de Exposições.\"Procuramos sempre a melhoria das condições de quem nos visita, por isso, optámos pela mudança e as melhorias são visíveis um amplo espaço de estacionamento, recinto vedado; sanitários em louça, chão nivelado; bares de apoio e camarins \", justifica Vítor Afonso, da organização.

Outra novidade do Celtirock passa pelo reforço do seu cariz internacional. Além de grupos portugueses, são esperados músicos vindos de Espanha, Macedónia, Alemanha, Canadá, Irlanda e Bósnia - Herzegovina. \"Uma mestiçagem cultural e musical\", que, no entender de Vítor Afonso, fomenta \"a partilha e o intercâmbio de saberes e experiências\". Paralelamente aos espectáculos , o Celtirock tem ainda previstas uma série de actividades para quem visitar Montalegre naqueles três dias visitas organizadas a pontos turísticos do concelho, como sendo o Castro da Corujeira e o Carvalhal do Avelar. Haverá exposições permanentes nas instalações do Parque de Exposições e Feiras de cantaria artística, licores e compotas, artesanato e , obviamente, CDŽs.

No total, serão sete os grupos de música celta presentes na 3ª edição do Celtirock. No dia da abertura, irão actuar os espanhóis Los Niños de los Ojos Rojos e os portugueses Ginga e Gaiteiros da Espiral. No dia 29, será a vez de subirem ao palco os \"grande senhores\" da música tradicional Macedónia, o Dragan Dautovski Quartet, os Paddy - B & Celtic Express (Alemaaha/Canadá/Irlanda) e ainda os UM, vencedores do II Arribas Folk.

No encerramento, os concertos vão estar cargo dos Gaiteiros de Pitões das Júnias (Montalegre) e do jovem grupo Sons da Suévia.



PARTILHAR:

Só promessas

Apoio à Vítima (APAV)